Em 2022, em 27ª edição, o Trem do Samba terá o tema “UMA ÁFRICA CHAMADA RIO DE JANEIRO”. Foi com o Trem do Samba que, na década de 90, essa África da então “Cidade Partida” foi sendo descortinada pelos trilhos da Central do Brasil.
O início das comemorações do Dia Nacional do Samba será na sexta-feira, dia 2 de dezembro, com roda de samba do Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador e show de Marquinhos de Oswaldo Cruz e banda com a participação de Leci Brandão na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil a partir da 14h. Ao longo da tarde, haverá desfile com o Jongo da Serrinha e estandartes no entorno do CCBB, e, será colocado telão para o Jogo do Brasil. Após o jogo, Marquinhos de Oswaldo Cruz apresenta o show “UMA ÁFRICA CHAMADA RIO DE JANEIRO”, que em maio de 2023 estará na Europa, representando o Trem do Samba internacionalmente, mostrando ao mundo toda a riqueza cultural dessa “cidade maravilhosa” e africana, o Rio de Janeiro.
Já no sábado, dia 03 de dezembro, na estação da Central do Brasil, acontecerá um grande show com as Velhas Guardas das principais escolas de samba e alguns dos mais renomados sambistas. De lá, sairão 3 trens com grupos musicais em todos os vagões rumo a Oswaldo Cruz onde teremos 3 palcos, localizados nas ruas João Vicente, Átila da Silveira e Estrada do Portela, com apresentações de diversos artistas, entre eles Paulinho da Viola, Leci Brandão e Dudu Nobre.
Espalhadas pelo bairro, serão realizadas também 15 rodas, cantando tradicionais sambas e perpetuando as memórias culturais.
Serviço
27ª Edição do Trem do Samba
Dia: 02 de dezembro de 2022
Horário: 14h
Local: CCBB
– Show de Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, com Desfile de estandartes e Jongo da Serrinha, e após o jogo, show “UMA ÁFRICA NO RIO DE JANEIRO” com Marquinhos de Oswaldo Cruz, banda e convidados.
Teremos telão para exibição do Jogo do Brasil.
Gratuito
Dia: 03 de dezembro de 2022
Horário: 15h
Local: Estação Central do Brasil
-Show com as Velhas Guardas das principais escolas de samba e alguns dos mais renomados sambistas no palco da Central do Brasil, e após Saída Trem do Samba para Oswaldo Cruz, onde teremos três palcos e 15 rodas espalhadas pelo bairro.
Gratuito.