A produtora 30e anuncia uma parceria estratégica inovadora com a agência de assessoria de imprensa e relações públicas Trovoa Comunicação. Após a bem-sucedida colaboração na turnê Titãs Encontro, que reuniu a formação clássica da banda, as duas empresas formalizam a sociedade. A Trovoa será responsável pela estratégia de imprensa e PR de todos os eventos da produtora, e Carol Pascoal, CEO da Trovoa, assumirá o cargo de diretora de comunicação na 30e, um modelo até então inédito nesse setor.
O ano de 2023 foi movimentado para a 30e, com diversas turnês nacionais, internacionais e festivais, totalizando mais de 2,5 milhões de ingressos vendidos até dezembro. A alta demanda de produção impulsionou a necessidade de reforçar a estratégia de comunicação para cada evento, mantendo a abordagem criativa e personalizada. A parceria com a Trovoa surge para atender a essa demanda crescente.
“Esse foi um movimento estratégico dentro do que estamos construindo na 30e. PR é um dos principais pilares do business de música ao vivo e, por isso, a Trovoa é uma peça importantíssima para a nossa estrutura”, comenta Pepeu Correa, CEO da 30e. “O fato da 30e e da Trovoa terem culturas muito parecidas facilitou o entendimento de que tínhamos que estar juntos”, complementa.
Fundada em 2018 por Carol Pascoal, a Trovoa Comunicação acumula experiências marcantes, incluindo o plano de imprensa do álbum AmarElo, de Emicida, em 2019, o primeiro Lollapalooza Brasil pós-pandemia em 2021, e a mencionada turnê Titãs Encontro. Carol Pascoal destaca a sintonia entre as duas empresas: “A Trovoa e a 30e tiveram uma conexão instantânea. Trabalhar com uma produtora aberta a novas ideias e que valoriza o trabalho de PR é empolgante. Muitas vezes, as empresas só reconhecem a importância desse serviço em momentos de crise, quando na verdade suas possibilidades e poder de amplificação são infinitos”.
Antes de ingressar na área de assessoria e relações públicas, Carol Pascoal teve uma carreira destacada em importantes redações do país, atuando como repórter de música no jornal O Estado de S. Paulo e na revista Veja São Paulo, além de contribuir para veículos como UOL, Quem e ELLE. Após um curso de especialização em “PR para entretenimento” na NYU, em Nova York, a profissional redirecionou sua carreira.
“Quando pensei em abrir a Trovoa, queria criar uma agência diferente das que já atuavam no mercado, com um olhar mais humano e com a certeza de que a música é capaz de mudar a vida das pessoas (algo que aprendi com o Emicida, inclusive). A sociedade com a 30e traz uma estabilidade para a Trovoa, é claro, mas mais do que isso: faz com que a gente se sinta sempre provocado e inspirado a pensar em novos formatos de comunicar”, ela adiciona.
“A diferença da Trovoa para as outras empresas do mesmo segmento é a forma como ela vê o mercado de entretenimento ao vivo. Eu diria que é igual você perguntar qual é a diferença da 30e para as outras promotoras do mercado”, resume Pepeu.
A Trovoa Comunicação atua em duas frentes principais: Turnês e Festivais, responsável pelos eventos da 30e, como as turnês de 2024 de Ivete Sangalo e JÃO, a turnê itinerante I Wanna Be Tour, e uma área independente de Artistas e Projetos Especiais, que atende a nomes como Emicida e todo o Laboratório Fantasma, Liniker, Racionais MC’s e Mano Brown, Fresno, Sepultura, Coala Festival, entre outros.
Sobre a 30e:
A 30e representa a nova geração do entretenimento ao vivo e vem desenvolvendo o posicionamento “Delivering Happiness”, que traduz uma atuação que valoriza a experiência do público e das marcas. Criar momentos de felicidade para as pessoas é o que guia cada uma das etapas dos seus eventos. Estes foram alguns nomes que a 30e trouxe para o Brasil: Paul McCartney, Lana Del Rey, Twenty One Pilots, Florence and the Machine, Kendrick Lamar, Slipknot, Gorillaz, The Killers, Roger Waters e Bring Me The Horizon. A promotora revolucionou o formato de turnês nacionais ao trazer novas tecnologias e possibilidades para artistas brasileiros. Titãs Encontro, NX Zero, JÃO e Ivete Sangalo são apenas algumas das turnês que estão sob os cuidados da 30e. Na frente de festivais, por sua vez, a produtora tem em sua cartela o MITA, o Knotfest Brasil e o GPWeek.
Sobre a Trovoa Comunicação:
Fundada em 2018, a Trovoa Comunicação é uma agência guiada pela certeza de que toda boa música merece ser ouvida. A empresa atua como elo entre produtoras, artistas, selos e agentes do meio com o público e as marcas. Criada pela jornalista Carol Pascoal, que tem mais de 14 anos de experiência no setor, a Trovoa é formada por uma equipe de pessoas apaixonadas por música e que usam desse sentimento para desenvolver estratégias de comunicação, assessoria de imprensa e relações públicas para amplificar o alcance de cada cliente – tudo de forma criativa e personalizada. A Trovoa é a responsável pelo PR dos eventos da produtora 30e, que é também sócia da agência. Entre os artistas atendidos pela Trovoa estão Emicida, Liniker, Mano Brown e Racionais MC’S, Sepultura e Fresno. A área de projetos especiais da empresa, por sua vez, tem o Coala Festival e o AFROPUNK Bahia como clientes. Saiba mais em trovoa.com.