No dia 6 de fevereiro desde ano, a rainha Elizabeth II inseriu mais uma conquista ao seu invejável reinado recorde, tornando-se a primeira monarca britânica da história a celebrar um Jubileu de Platina.
Isso mesmo, sete décadas se passaram desde que ela subiu ao trono aos 25 anos, após a morte de seu pai, George VI. Hoje, a soberana de 95 anos se torna a primeira monarca britânica a alcançar 70 anos de reinado, agora à frente de 15 países da Commonwealth, depois que Barbados se declarou república em novembro.
Ao longo dos 70 anos de reinado, ela aconselhou 14 primeiros-ministros, reuniu-se com 13 presidentes dos EUA, conheceu mais de 7 papas, assistiu a quase 20 Olimpíadas, visitou 116 países e atuou como uma figura central inabalável enquanto o país enfrentava inúmeras crises.
O Jubileu de Platina da Rainha é notável porque será o primeiro Jubileu Real a celebrar os 70 anos de um monarca britânico no trono – um feito que é improvável que se repita dentro de uma vida ou duas. A rainha de 95 anos é a monarca mais longeva da história britânica – um título que ocupa desde 2015. A recordista anterior, a Rainha Vitória – que morreu aos 81 anos – era monarca há quase 64 anos.
Além disto, o Jubileu de Platina também será o primeiro Jubileu de Elizabeth II sem seu marido, príncipe Philip, ao seu lado. O casal Real se casou em novembro de 1947 e foi inseparável por 73 anos. O Duque de Edimburgo morreu em 9 de abril de 2021.
Para marcar este feito sem precedentes, uma série de eventos serão organizados ao longo do ano, culminando em um fim de semana de quatro dias em junho. No domingo (6), a imprensa britânica informou que a monarca esteve em sua casa em Sandringham, interior da Inglaterra, respeitando o aniversário da morte de seu pai, o rei George VI. Como aconteceu nos anos anteriores, não se prevê nenhum compromisso público no dia.
Nessa perspectiva, para ajudar a entender a jornada da família real britânica, curiosidades, rotina, intrigas e histórias, separamos alguns filmes. Verá que alguns filmes desta lista são embasados em informações verídicas, outros são mais romantizados, contudo, todos explicam quem é quem nessa inebriante trama da vida real.
Confira a lista completa feito pelo autor:
- A Jovem Rainha Vitória (2009), de Jean-Marc Vallée
- Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha (2017), de Stephen Frears
- Downton Abbey: O Filme (2019), de Michael Engler
- O Discurso do Rei (2010), de Tom Hooper
- Diana (2013), de Oliver Hirschbiegel
- Spencer (2022), de Pablo Larraín
- A Rainha (2007), de Stephen Frears
Por: Vanderlei Tenório