A Música Popular Brasileira se despediu nesta quinta-feira (20), da cantora Elza Soares.
Considerada uma das maiores artistas do mundo, inclusive, como a “Voz do Milênio”, Elza Soares tinha 91 anos, e faleceu, em sua casa, por volta da 15h45, desta quinta-feira, de causas naturais.
Sobre Elza Soares
Elza Soares nasceu em Padre Miguel, na comunidade da Moça Bonita, hoje conhecida como Vila Vintém, na zona oeste carioca, Elza Gomes da Conceição como se chamava, nasceu no dia 23 de junho de 1930, em uma família humilde, composta por 10 irmãos.
Elza iniciou sua carreira musical em 1950, tendo sua primeira aparição, no programa, do também saudoso, Ari Barroso. Mesmo diante das gargalhadas do auditório e do próprio apresentador, surpreendeu a todos, obtendo a nota máxima, com a música “Lama”, dos compositores Paulo Marques e Aylce Chaves.
Elza, aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil.
No último carnaval (em 2020), Elza Soares foi enredo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, sua escola de coração. Inclusive, gravou o sucesso “Salve a Mocidade”, que hoje é usado como samba-exaltação, da Estrela Guia de Padre Miguel. Com o enredo “Elza Deusa Soares”. A verde e branco obteve a terceira colocação no último desfile.
O falecimento da cantora, foi confirmada pela sua assessoria de imprensa. Confira:
“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim” – Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza
Em nota, a Mocidade Independente de Padre Miguel, prestou homenagem à ilustre torcedora, e decretou luto oficial de três dias. Confirmou ainda, que o ensaio que aconteceria, no próximo sábado, será cancelado.
Velório
O velório da cantora Elza Soares, será no Teatro Municipal do Rio, no Centro da Cidade, nesta sexta-feira. Inicialmente, a cerimônia será fechada para familiares e será aberta ao público ao meio dia.
Após o velório, o corpo será enterrado no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap.