Desenvolvido pela prefeitura do Rio de Janeiro, através da coordenadoria de Cidade Inteligente e o Centro de Operações Rio em parceria com o Centro Universitário Augusto Motta, através do Pólen, Polo de Inovação da UNISUAM, o seminário promoveu palestras temáticas sobre o desenvolvimento das cidades inteligentes que integram os setores público, privado e acadêmico.
O Seminário foi dividido em quatro painéis: Meio Ambiente e Impacto Social; Novas Tecnologias; Inovação e Empreendedorismo; Metaverso e Blockchain.
Em Novas Tecnologias, a mesa contou com a participação do subprefeito da zona norte do Rio Diego Vaz como palestrante e representando a prefeitura do Rio de Janeiro.
“Por mais que o político tenha sensibilidade que tem que ter pra lidar com as coisas do dia-a-dia a gente não pode depender só disso, do ser humano”. – Diego Vaz é subprefeito da zona norte do Rio.
Diego Vaz apresentou o projeto MAPRIO, um projeto desenvolvido pela Subprefeitura em conjunto com o Escritório de Dados. O projeto utiliza a tecnologia de detecção de objetos, que vai ajudar nas demandas da cidade como: identificar a necessidade de poda de arvore, se há ruas com buracos, placas com problemas, entre situações. O sistema que é projetado de acordo com um mapeamento de objetos inseridos em cada parte da cidade, é capaz de sinalizar um determinado problema através da tecnologia de IoT – Internet das Coisas.
“Essa é a maior lição que fica nessa apresentação, a gente precisa ter a ajuda da máquina, da dados pra poder tomar decisões na cidade. Não podemos ficar só nas mãos de nós e de nossa percepção. Pra ter uma cidade melhor no futuro é extremamente isso”. – Diego Vaz
“A prefeitura do Rio tem feito isso, em todas as suas esferas, não é só na subprefeitura da zona norte. Todos os órgãos estão trabalhando em afinco”. Continuou o subprefeito da zona noite.
Pólen – Polo de Inovação da UNISUAM
O Pólen, polo de inovação da UNISUAM, tem como objetivo ajudar a transformar ideias em negócios reais e rentáveis, através de: mentorias, consultorias, treinamentos, desenvolvimento de networking e outros pontos fundamentais na carreira de qualquer empreendedor.
“O Pólen de Inovação da UNISUAM, ele surge justamente para tratar como um grande hub de inovação conectando os parceiros em todo ecossistema”. – Diego Braga, gestor de inovação do Pólen.