O grupo paraibano Ser Tão Teatro traz, para o Rio de Janeiro, o espetáculo “Alegria de náufragos”, que vem encantando plateias em teatros e festivais pelo país desde 2016. A companhia aproveita a temporada carioca para comemorar seus 15 anos de trajetória. Serão três fins de semana no Teatro Ipanema, a partir do dia 15 de abril, sempre sexta, sábado e domingo, até 1º de maio.
A montagem é fruto de um livre diálogo do grupo com o conto “Uma história enfadonha”, do russo Anton Tchekhov (1860 – 1904), com dramaturgia da própria companhia teatral e dos diretores Cesár Ferrario e Giordano Castro. “Alegria de náufragos” estabelece pontes entre o discurso literário de mais de 150 anos e contundentes questões de nossos tempos. Pontes erguidas com o talento dos atores Cely Farias, Rafael Guedes e Thardelly Lima, que incidem, sem concessões, sobre o presente e a geografia, com doses generosas de acidez e humor, provocando uma inevitável análise sobre si mesmos.
SINOPSE
Com um currículo impecável, o professor Nicolai Stiepánovitch – pai de família e profissional reconhecido no exercício além das fronteiras do seu próprio país – poderia ser facilmente tomado como um exemplo de vida, um “homem feliz”. Mas, gradativamente, no desenrolar do espetáculo, esse “homem de bem” é submetido a um doloroso processo de falência interior.
Refém das próprias escolhas e dos modelos exemplares que perseguiu ao longo de sua caminhada, somente agora em que pouco ou nada há de ser feito, o professor começa a adquirir clareza sobre o lado patético da sociedade e de suas instituições, incluindo seu trabalho e a própria família.
Graças ao talento do elenco afinado – trunfo do espetáculo –, essas reflexões extrapolam os personagens e tomam conta dos teatros onde o espetáculo vem sendo encenado e até da própria vida. Já o peso trágico da obra de Tchekhov é diluído em momentos de refinado e ácido humor.
SOBRE O GRUPO SER TÃO TEATRO
O SER TÃO TEATRO surgiu em 2007, na cidade de João Pessoa, formado por alunos, professores e funcionários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outros artistas locais.
O grupo vem se destacando no cenário artístico com uma trajetória de sucesso e pesquisa especialmente voltada para o trabalho do ator, para a musicalidade e para o treinamento físico/energético, fortalecendo os princípios da criação coletiva e colaborativa.
Espetáculos
VEREDA DA SALVAÇÃO (2007)
Espetáculo de estreia do grupo e primeiro da trilogia de peças com base na dramaturgia nordestina das décadas de 1970 e 1980
Texto de Jorge Andrade
Direção de Christina Strev
FARSADA BOA PREGUIÇA (2010)
Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua
Montagem em parceria com o Clowns de Shakespeare (RN)
Direção de Christina Streva e Fernando Yamamoto
Direção musical de Marco França
FLOR DE MACAMBIRA (2011)
Prêmio Funarte Myriam Muniz 2011
Adaptação do Cordel “Coronel de Macambira” por Rosyane Trotta e Ser Tão Teatro
Direção de Christina Streva
Direção musical de Beto Lemos e Zé Guilherme
ALEGRIA DE NÁUFRAGOS (2016)
Livre inspiração no conto “Uma história enfadonha”, de Anton Tchekóv
Direção e dramaturgia de César Ferrario e Giordano Castro
RESES (2017)
FMC 2016
Livremente inspirado na obra “A Santa Joana dos Matadouros”, de Bertold Brecht
Direção de Thardelly Lima
Principais festivais
Mostra Latinoamericana de Teatro de grupo – SP
Cena Brasil Internacional – RJ
Festival do Recife de Teatro Nacional
FIT Rio Preto
Janeiro de Grandes Espetáculos
Virada Cultural Paulista
Festival Internacional de Artes de Brasília
Circuito Nacional do Palco Giratório 2016
Festival Nordestino de Guaramiranga (2013 e 2017)
Mostra de Teatro de Rua do Sesc-SP
Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – ES
SERVIÇO
“ALEGRIA DE NÁUFRAGOS” com o grupo SER TÃO TEATRO
Dias: 09, 10, 15, 16, 17, 22, 23, 24, 29, 30 de abril e 1º de maio
Horário: sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h
Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Prudente de Morais 824 – Ipanema
Ingressos: R$ 20 / R$ 40
Duração do espetáculo: 58 minutos
Classificação etária indicativa: 12 anos