A Defesa Civil do estado de São Paulo renovou, até esta terça-feira (10), o alerta de risco elevado para incêndios florestais em todo o território estadual. Com temperaturas previstas para atingir 33 graus Celsius na capital e queda da umidade relativa do ar abaixo dos 35%, a preocupação com a ocorrência de focos de incêndio é alta. A baixa umidade e o calor intenso criam condições ideais para o surgimento de incêndios, colocando áreas verdes e florestas em risco.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) adverte que, além do risco ambiental, a população deve redobrar os cuidados com a saúde. “É importante manter-se hidratado, evitar a exposição ao sol nos horários mais críticos e utilizar soro fisiológico para olhos e nariz,” orientou a Defesa Civil em nota.
Qualidade do Ar em Declínio
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) também emitiu um alerta sobre a qualidade do ar na capital. Das 22 estações de monitoramento, dez registraram qualidade “muito ruim”, dez “ruim” e apenas duas indicaram níveis “moderados”. A região da Ponte dos Remédios, na Marginal Tietê, apresentou o pior índice de poluição, com alto nível de Partículas Inaláveis Finas (MP2,5), que são extremamente prejudiciais à saúde, podendo agravar problemas respiratórios e aumentar o risco de doenças cardíacas.
As autoridades recomendam que a população evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia e mantenha-se em locais bem ventilados para mitigar os efeitos da poluição e do calor extremo.