O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (30) um alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia. Além das precipitações, são esperados ventos fortes, com velocidades variando entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo em algumas regiões. O alerta também aponta para o risco de cortes no fornecimento de energia, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
As regiões mais afetadas incluem o Sudoeste e Sudeste Rio-grandense, a região metropolitana de Porto Alegre, o Centro Ocidental e Oriental Rio-grandense, além do Noroeste do estado. Atualmente, 55 cidades já foram atingidas pelas chuvas que castigam o estado desde o último dia 21.
De acordo com o boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado às 16h, os acumulados de chuva podem variar entre 30 e 80 mm em áreas como a Campanha, Sul, Costa Doce, Noroeste, Norte, Nordeste e Serra. Em outras regiões, a quantidade de precipitação deve ser inferior a 25 mm.
A frente fria deve avançar sobre o estado na madrugada de terça-feira (1º), intensificando os temporais, com descargas elétricas e granizo. As rajadas de vento podem superar os 80 km/h em algumas áreas, com a previsão de chuvas fortes continuando até quarta-feira (2), especialmente no Norte do estado.
A Defesa Civil orienta a população a desligar eletrodomésticos, reforçar portas e janelas e buscar locais seguros. É importante evitar transitar em áreas alagadas, seja a pé ou de carro. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelos números 190 ou 193.