Com a chegada de uma frente fria à Região Sudeste nesta sexta-feira (22), espera-se a ocorrência de chuvas intensas, podendo atingir até 100 milímetros em um período de 24 horas, acompanhadas de alagamentos e riscos de deslizamentos de terra. Em áreas como o Rio de Janeiro, o acumulado de chuva pode chegar a 200 milímetros até domingo (24).
Essas condições climáticas são resultado da aproximação de uma frente fria que avançou pela Região Sul do país durante esta quinta-feira (21), conforme informou o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Espera-se que os maiores volumes de chuva sejam registrados entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado.
“Isso já é um problema, porque provavelmente vamos acumular volumes importantes de chuva durante a madrugada de sábado, e sabemos que a logística se torna mais difícil”, alertou o diretor de Operações do Cemaden, Marcelo Seluchi.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê áreas com chuvas intensas, descargas elétricas, granizo e rajadas de vento em São Paulo e no Paraná já nesta noite. A partir de amanhã, é esperado um acumulado muito alto de chuvas, abrangendo desde o litoral norte de São Paulo até o sul do Espírito Santo, passando pelo estado do Rio de Janeiro e a Zona da Mata de Minas Gerais.
Segundo Márcia Seabra, coordenadora do Inmet, os acumulados de chuva nessas áreas podem ultrapassar os 200 mm até domingo. Além disso, há previsão de ressacas em algumas áreas e ondas de até 2,5 metros no litoral do Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, a Costa Verde, a região metropolitana e a região serrana são as mais vulneráveis, podendo enfrentar deslizamentos de terra mais generalizados. Em São Paulo, os riscos incluem inundações rápidas, alagamentos urbanos e possíveis deslizamentos pontuais, com potencial de interrupção de estradas, como a Rodovia dos Tamoios.
As autoridades orientam a população das áreas afetadas a seguir as recomendações dos serviços de Defesa Civil municipais, estaduais e nacionais, disponíveis nas redes sociais e canais oficiais. Para receber alertas da Defesa Civil por SMS, é possível enviar uma mensagem para o número 40199 com o CEP da região. O contato também pode ser feito pelo telefone 199, WhatsApp (61) 2034-4611 ou telegram @defesacivilbrbot.