As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Vale do Paraíba paulista, sul fluminense, litoral sul paulista e baixadas estão em estado de alerta vermelho para “grande perigo” de volumes significativos de chuva nesta sexta-feira (26). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o volume de chuva pode atingir mais de 60 milímetros por hora nessas áreas, com previsão adicional de ventos intensos, alcançando até 100 quilômetros por hora.
A previsão do Inmet aponta um alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas nas cidades afetadas. De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, o Guarujá registrou 124 milímetros (mm) de chuva em apenas 12 horas, enquanto Bertioga teve 115 mm e São Sebastião e Santos alcançaram 93 mm.
Um comunicado emitido pelo órgão do governo paulista recomenda especial atenção da população nas localidades afetadas, devido ao perigo iminente de deslizamentos e desabamentos. O comunicado destaca a preocupação com o solo já encharcado, ressaltando que o risco de transtornos, como deslizamentos e desabamentos, permanece elevado.
O Inmet aconselha os moradores em áreas de tempestade a desligarem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, monitorarem possíveis alterações nas encostas, permanecerem em locais abrigados e protegerem seus pertences da água utilizando sacos plásticos. A população é instada a seguir as orientações das autoridades locais para garantir a segurança diante das condições meteorológicas adversas.