A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a priorização imediata de todos os pedidos de registro de dispositivos voltados para o diagnóstico da dengue. A decisão, tomada durante reunião da diretoria colegiada, visa a facilitar o acesso a ferramentas eficazes de diagnóstico, possibilitando uma resposta mais ágil no combate à epidemia.
Em comunicado oficial, a Anvisa ressaltou a importância de ampliar o fornecimento de meios para o diagnóstico precoce da doença, destacando a urgência em conter a propagação do vírus. A medida abrange tanto os pedidos em andamento quanto aqueles que forem protocolados nos próximos 60 dias.
Além disso, a agência também priorizará os pedidos de Certificação de Boas Práticas de Fabricação de empresas que produzem testes para dengue, visando assegurar a qualidade e a segurança desses produtos.
A Anvisa informou ainda que está avaliando, a pedido do Ministério da Saúde, a possibilidade de autorizar a comercialização de autotestes para dengue. Uma decisão sobre este tema é esperada em breve.