Lenda viva e campeoníssimo nas disputas de samba da Majestade do Samba, Noca da Portela, encarou o desafio da caracterização artística para personificar a figura do griô no videoclipe da composição com a qual vai disputar o bicampeonato na União da Ilha do Governador. A tricolor insulana vai levar para a Sapucaí o enredo “Doum e Amora: crianças para transformar o mundo”, uma inspiração do carnavalesco Cahê Rodrigues, que usará a literatura negra brasileira a partir do livro Amoras, do rapper Emicida, para promover uma reflexão sobre a importância da educação antirracista, a luta contra a intolância e um novo olhar para o mundo.
No clipe gravado aos pés de um Baobá, árvore símbolo do continente africano, Noca é o guardião que guia os personagens principais do enredo nesta busca por mais tolerância e amor ao próximo, um verdadeiro Griô (ou popular “Preto Velho”) revelado graças ao trabalho de Yves Nascimento, maquiador especialista na arte da caracterização. Para compor o personagem, 40 minutos de maquiagem e recursos como a aplicação de barba postiça e envelhecimento da pele.
Levantar a bandeira da educação antirracista e propagar a importância de valorizar o conhecimento da sabedoria ancestral foi um dos vieses que os poetas que disputam o bicampeonato na escola encontraram para conquistar o coração dos torcedores insulanos. Ciraninho, coautor da obra musical e diretor artístico do audiovisual ressalta a presença de Noca como fio condutor do videoclipe.
“Noca já é o nosso griô do samba, uma verdadeira referência para nós, compositores de todas as escolas e faixas etárias. O mais impressionante é a vitalidade, a disposição dele para receber as nossas ideias artísticas. É uma honra tê-lo como parceiro em mais um projeto, principalmente com um enredo que nos contagiou pela mensagem tão necessária”, diz Ciraninho, um dos líderes da parceria que conta ainda com Almir da Ilha, Queiroga, Milton Carvalho, Playmobil, Rafael Carvalho, Marcelo Martins, REP e Marcinho M2.
O samba concorrente já está disponível nas principais plataformas. Defendida por Gilsinho e Rodrigo Tinoco, a obra será apresentada pela primeira vez na quadra da tricolor neste sábado, 15, durante a tradicional feijoada da escola.
Confira o clipe: