Nesta sexta-feira (19), uma atualização de software provocou problemas em sistemas de computadores ao redor do mundo, resultando na suspensão de voos, interrupção de emissoras de TV e afetando serviços bancários e de saúde.
A atualização problemática, fornecida pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike, afetou clientes que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft. A Microsoft informou que o problema já foi corrigido.
George Kurtz, presidente-executivo da CrowdStrike, afirmou na plataforma de rede social X que a empresa está “trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts do Windows” e que uma correção está sendo implementada. Kurtz ressaltou que “este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético”.
Nas primeiras horas de hoje, grandes companhias aéreas dos Estados Unidos, como American Airlines, Delta Airlines e United Airlines, suspenderam seus voos, enquanto outras transportadoras e aeroportos ao redor do mundo relataram atrasos e interrupções.
Bancos e empresas de serviços financeiros na Austrália, Alemanha e Brasil alertaram seus clientes sobre falhas nos serviços, e traders de vários mercados relataram dificuldades na execução de transações. O Bradesco informou que suas plataformas digitais foram afetadas pelo apagão cibernético global e que suas equipes estão trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível.
No Reino Unido, sistemas de agendamento médicos estavam fora do ar, conforme relatado por autoridades médicas na plataforma X, e a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, teve que suspender suas transmissões ao vivo. O clube de futebol Manchester United adiou o lançamento programado de ingressos.
A unidade de nuvem da Microsoft, Azure, reconheceu o problema que afetou máquinas virtuais operando o sistema Windows, deixando o agente CrowdStrike Falcon preso em um “estado de reinicialização” devido a uma falha global. Em alerta aos clientes, a CrowdStrike informou que seu software Falcon Sensor estava causando travamentos no Windows, exibindo uma tela azul, e forneceu uma solução alternativa manual para o problema.
Mais da metade das empresas da Fortune 500 utilizam o software da CrowdStrike, conforme destacado pela empresa em um vídeo promocional recente. Ciaran Martin, professor da Escola de Governo Blavatnik da Universidade de Oxford e ex-chefe do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido, comentou que este incidente ilustra a fragilidade da infraestrutura central da Internet mundial.
Aeroportos em Cingapura, Hong Kong e Índia relataram que algumas companhias aéreas precisaram realizar o check-in manual dos passageiros. O Aeroporto Schiphol de Amsterdã, um dos mais movimentados da Europa, também foi afetado, enquanto a companhia aérea Iberia operava manualmente até que seus sistemas fossem reativados. Houve alguns atrasos, mas nenhum cancelamento de voo. A Air France-KLM também reportou interrupções em suas operações.
Embora alguns serviços estejam sendo gradualmente restaurados, analistas apontam o potencial deste evento como uma das maiores interrupções na indústria e economia globais. Ajay Unni, presidente-executivo da StickmanCyber, uma das principais empresas de segurança cibernética da Austrália, comentou que “todas as ferramentas de segurança de TI são projetadas para garantir que as empresas possam continuar operando mesmo no pior cenário de violação de dados. Portanto, ser a causa raiz de uma interrupção global de TI é um desastre absoluto”.