A cultura também gera renda. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), realizou nesta segunda-feira (28), na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira, a primeira aula do Aprendiz Cultural. O resultado final da seleção foi divulgado no dia 18 de março pelo CIEDS. A lista está disponível no link https://bit.ly/resultadoaprendiz.
Na primeira edição, os 100 jovens selecionados participarão de aulas teóricas na forma virtual e presencial, além de formação prática nos equipamentos, espaços e unidades culturais da cidade do Rio, somando 1.2 mil horas distribuídas em 30 horas semanais pelo período de dez meses com direito a bolsa auxílio no valor mensal de R$ 800 e auxílio transporte.
“Cultura é criação, gera renda e abre caminhos para profissões. Temos dezenas de equipamentos culturais que são feitos por pessoas e que precisam estar conectados com os jovens cariocas”, diz Faustini.
O programa inédito que vai oferecer renda e formação para jovens da cidade recebeu 2.260 inscrições. A procura foi maior por jovens de 18 anos, do gênero feminino, que se autodeclaram pretos, moradores de comunidade ou favela, fora da escola e com renda familiar de até um salário mínimo (R$ 1.212,00). O bairro com maior número de inscritos (99) é Campo Grande, zona Oeste.