Arqueólogos no Peru anunciaram hoje (15) a descoberta de uma múmia com cerca de 3 mil anos em Lima, representando a mais recente revelação de um artefato pré-hispânico no país andino.
Inicialmente, durante uma escavação, estudantes da Universidade de San Marcos e pesquisadores encontraram vestígios de cabelo e o crânio da múmia em um pacote de algodão, antes de desenterrarem o restante do corpo.
Segundo o arqueólogo Miguel Aguilar, a múmia provavelmente pertencia à cultura manchay, que se desenvolveu nos vales de Lima entre 1.500 e 1.000 a.C. Essa cultura estava associada à construção de templos em forma de U, direcionados ao nascer do sol.
Acredita-se que a pessoa tenha sido “deixada ou oferecida (como sacrifício) durante a última fase da construção deste templo”, explicou Aguilar. “Ela tem aproximadamente 3 mil anos.”
Além do corpo mumificado, os arqueólogos encontraram outros objetos enterrados ao lado, incluindo milho, folhas de coca e sementes. Esses itens são considerados parte de uma oferenda.