Os Jogos Olímpicos são sempre um espetáculo de habilidades e dedicação, e a edição de 2024 em Paris promete ser memorável. A cerimônia de abertura, que acontecerá no Rio Sena às 14h30 (horário de Brasília) nesta sexta-feira (26), dará início a um evento repleto de estrelas do esporte de todo o mundo, que buscam deixar suas marcas na história olímpica.
Um dos destaques mais aguardados é a ginasta norte-americana Simone Biles. Após priorizar sua saúde mental nos Jogos de Tóquio, Biles retorna aos 27 anos com a força e o talento que lhe renderam cinco ouros no Mundial de 2023. Com sete medalhas olímpicas no currículo, a atleta é sinônimo de espetáculo e superação.
What are your #Paris2024 Olympic wishes for, Simone Biles? https://t.co/edPiyYBXlD pic.twitter.com/gnFJRTrGAO
— The Olympic Games (@Olympics) April 29, 2024
No basquete, a seleção masculina dos Estados Unidos volta a chamar a atenção. LeBron James, ausente nas duas últimas edições, está de volta ao lado de Kevin Durant. O armador Stephen Curry, uma figura central na evolução do esporte, fará sua estreia olímpica. Este elenco, repleto de veteranos, provavelmente fará sua despedida dos Jogos, proporcionando um show imperdível.
No futebol, a seleção feminina da Espanha, atual campeã mundial, entra em campo com as vencedoras dos últimos três prêmios de melhor do mundo da Fifa: Alexia Putellas e Aitana Bonmatí. Já no tênis, a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, estará competindo, assim como Novak Djokovic, que busca seu primeiro ouro olímpico. A expectativa é grande também para a dupla espanhola Carlos Alcaraz e Rafael Nadal, que representam duas gerações de excelência do tênis mundial.
Tennis fans around the world are hoping to see Rafael Nadal return to his favourite court for @Paris2024. 🧡#Paris2024 #RolandGarros
— The Olympic Games (@Olympics) May 28, 2024
Na natação e no atletismo, modalidades que oferecem mais provas e medalhas, os olhos estarão voltados para estrelas como Noah Lyles, que chega com o objetivo de quebrar o recorde mundial dos 200 metros de Usain Bolt, e Armand Duplantis, prodígio do salto com vara. Na natação, Léon Marchand, após quebrar o recorde mundial de Michael Phelps nos 400 metros medley, é a grande esperança da França. Katie Ledecky, com medalhas em três edições olímpicas, continua sendo uma das favoritas.
“That was insane.”
Leon Marchand took down Michael Phelps’ last individual world record – in the 400m individual medley – as swimming made a spectacular entry at #AQUAFukuoka2023.@WorldAquatics | @EquipeFRA
— The Olympic Games (@Olympics) July 23, 2023
Entre os esportes radicais, o skatista norte-americano Nyjah Huston é um dos nomes a serem seguidos de perto, especialmente pelo público brasileiro que também tem força na modalidade.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 prometem momentos inesquecíveis, com atletas excepcionais prontos para conquistar o ouro e entrar para a história.