Duas semanas após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, os atletas que se destacaram nas competições começam a vivenciar os frutos de seus esforços. Beatriz Souza, que conquistou o ouro na categoria acima de 78 kg no judô, relata que sua vida mudou radicalmente. Além do reconhecimento esportivo e da perspectiva de novos patrocínios, a judoca experimenta a fama e o carinho dos fãs, especialmente nas redes sociais, onde viu seu número de seguidores disparar.
“Tudo virou uma loucura. Desde a Olimpíada, não parei um segundo. Acordei um dia com três milhões de seguidores e ainda estou me adaptando a essa nova realidade. Eu nunca fui muito ativa nas redes, mas agora sinto a responsabilidade de compartilhar mais com todos”, afirmou Beatriz. “Ser campeã olímpica ainda é algo que estou processando, mas é incrível receber tanto apoio.”
A judoca também destaca a importância de usar sua visibilidade para inspirar as futuras gerações de atletas no Brasil. “O dia em que ganhei a medalha foi mágico e espero continuar sendo uma inspiração. O Brasil é cheio de talentos e precisamos trabalhar para que as crianças de hoje tragam muitas medalhas no futuro.”
Beatriz e outros atletas participaram de um evento do Time Petrobras no Rio de Janeiro, onde a presidente da companhia, Magda Chambriard, anunciou a renovação do incentivo aos atletas para o próximo ciclo olímpico, com vistas aos Jogos de Los Angeles em 2028.
Hugo Calderano, que fez história no tênis de mesa ao alcançar a semifinal individual em Paris, celebra o impacto de seu desempenho no esporte brasileiro. “Ver o tênis de mesa ganhar mais visibilidade no Brasil é incrível. Muitos me dizem que começaram a jogar em casa, e esse sempre foi um dos meus grandes objetivos: popularizar o esporte no país”, disse Calderano, que agora ocupa o terceiro lugar no ranking mundial.
Isaquias Queiroz, dono de cinco medalhas olímpicas, incluindo a prata em Paris na categoria C1 1.000m, também vê além de seus sucessos individuais. “Me tornar um dos maiores atletas do Brasil é um sonho realizado, mas quero usar essa experiência para ajudar a próxima geração a alcançar ainda mais no cenário internacional”, declarou Isaquias.