Aumento gradual de casos de covid-19 é observado no Japão, de acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social. Após o governo ter reclassificado a doença para a mesma categoria da gripe sazonal em 8 de maio, os relatórios de casos têm sido coletados semanalmente, em vez de diariamente, de cerca de cinco mil instituições médico-hospitalares designadas em todo o país.
Durante a semana que terminou em 14 de maio, cada instituição identificou, em média, 2,63 mil casos de coronavírus. Esse número aumentou para 3,55 na semana seguinte e para 3,63 na semana que acabou em 28 de maio. Essa tendência de aumento se mantém por oito semanas consecutivas, desde abril, após uma queda gradual desde o pico da oitava onda de infecções em dezembro passado.
O Ministério da Saúde também monitora semanalmente o número de novos pacientes hospitalizados por covid-19. Durante a oitava onda, em dezembro, esse total ultrapassou 20 mil, mas desde a reclassificação tem variado entre dois mil e três mil.
Embora a contagem de casos esteja relativamente baixa no momento, o Ministério da Saúde alerta a população para estar preparada para uma possível onda de infecções durante o verão e adotar as medidas necessárias para prevenir a propagação do vírus.