Governo brasileiro apresenta resolução à OMS para ação internacional em defesa da saúde dos povos indígenas. Anúncio feito pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
“Gostaria de anunciar nossa intenção de apresentar uma resolução sobre a saúde dos povos indígenas, um tópico nunca antes abordado diretamente pela Assembleia Mundial da Saúde, com o objetivo de garantir seu direito à saúde, de acordo com suas próprias exigências e sob sua própria administração.”
Secretário pede apoio de estados-membros, OMS e outras organizações internacionais para regulação adequada em discurso na sede da OMS em Genebra. Busca evitar negligência em tema crucial de “não deixar ninguém para trás”.
“Cerca de 600 crianças indígenas morreram nos últimos quatro anos como resultado da negligência do Estado e da falta de políticas públicas. Não há desenvolvimento sustentável, não há direito à saúde em uma situação em que as crianças morrem devido ao abandono”, concluiu Gadelha.