O Brasil entra em campo nesta terça-feira (25), às 21h (horário de Brasília), para um dos confrontos mais esperados das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. No Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, a seleção comandada por Dorival Júnior terá um desafio imponente diante da Argentina, atual campeã mundial e líder da competição.
Vindo de uma vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia, a equipe brasileira chega para o clássico com um time bastante modificado. O técnico Dorival Júnior confirmou seis alterações na escalação titular, sendo quatro forçadas por lesões e suspensões, e duas por decisão técnica. O goleiro Alisson e o meio-campista Gerson estão fora por problemas físicos, enquanto o zagueiro Gabriel Magalhães e o volante Bruno Guimarães cumprem suspensão por acúmulo de cartões amarelos. Para suprir essas ausências, Bento assume o gol, Murillo entra na defesa, e André e Joelinton reforçam o meio-campo. Já as mudanças opcionais envolvem Matheus Cunha substituindo João Pedro no ataque e Wesley ocupando a lateral direita no lugar de Vanderson.
Ver esta publicação no Instagram
Apesar das adversidades, Dorival Júnior demonstrou confiança na coletiva pré-jogo e enfatizou o respeito ao adversário, mas deixou claro que a meta é conquistar a vitória: “É um grande clássico do futebol mundial. Teremos luta em campo, mas acima de tudo, respeito entre as equipes. Estamos enfrentando a seleção campeã do mundo e da Copa América, um time que tem sido dominante nos últimos anos. Vamos buscar o nosso melhor futebol para conseguir um grande resultado”.
A Argentina, líder das Eliminatórias com 28 pontos, também terá baixas significativas. O técnico Lionel Scaloni não poderá contar com Lionel Messi, que sequer foi convocado devido a uma lesão, e Lautaro Martínez, outro desfalque no setor ofensivo. Em contrapartida, Rodrigo De Paul deve retornar ao time titular após ser poupado na derrota por 1 a 0 para o Uruguai. A esperança dos argentinos recai sobre Thiago Almada, autor do gol na última partida.
Com a necessidade de um bom resultado para seguir na briga pelas primeiras posições – o Brasil ocupa o terceiro lugar com 21 pontos –, a provável escalação brasileira terá Bento; Wesley, Marquinhos, Murillo e Guilherme Arana; André, Joelinton e Rodrygo; Raphinha, Vinicius Júnior e Matheus Cunha. Já a Argentina pode ir a campo com Dibu Martínez; Tagliafico, Otamendi, Romero e Molina; Enzo Fernández, Mac Allister e Rodrigo De Paul; Thiago Almada, Julián Álvarez e Giovanni Simeone.
O clássico promete ser um dos jogos mais intensos das Eliminatórias, com as duas seleções buscando manter a tradição de um dos maiores duelos do futebol mundial.