Nesta segunda-feira (5), a mesa-tenista Bruna Alexandre marcou seu nome na história ao se tornar a primeira brasileira a competir nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A catarinense de 29 anos competiu ao lado de Giulia Takahashi no torneio por equipes de tênis de mesa na Arena Paris Sud 4, além de disputar a chave de simples.
Na competição de duplas, Bruna e Giulia foram derrotadas pela equipe da Coreia do Sul por 3 sets a 0, com parciais de 6/11, 5/11 e 8/11. No torneio individual, Bruna enfrentou a sul-coreana Eunhye Lee e também foi superada por 3 sets a 0, com parciais de 8/11, 5/11 e 6/11.
A primeira atleta a disputar Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Você fez história, Bruna Alexandre. pic.twitter.com/bTgKD2gg3t
— Time Brasil (@timebrasil) August 5, 2024
“Foi uma noite muito especial. Vou lembrar disso todos os dias, é realmente inesquecível. Olha essa atmosfera, vou gravar um vídeo e ficar vendo sempre. Quero agradecer a todos os franceses pela torcida aqui para mim”, declarou Bruna, emocionada com a experiência.
Com essa conquista, Bruna segue os passos de outras duas atletas notáveis: a polonesa Natalia Partyka, que competiu nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Pequim (2008), e a australiana Melissa Tapper, que participou dos jogos do Rio (2016), Tóquio (2020) e agora Paris (2024).
“É muito importante não só pensar no esporte, mas também na inclusão, tanto no meu país quanto no mundo, mostrando que tudo é possível, independentemente se você tem só um braço ou só uma perna”, ressaltou Bruna, que já possui quatro medalhas paralímpicas: dois bronzes nos Jogos do Rio e uma prata e um bronze em Tóquio.
Bruna agora foca em um novo objetivo: conquistar a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos. “Há uma grande diferença técnica entre o Olímpico e o Paralímpico, e estar aqui me ajudará muito nos Jogos Paralímpicos. Aprendi muito aqui e vou usar isso”, concluiu a atleta, demonstrando determinação e otimismo para o futuro.