Os mais de 2,11 milhões de inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU) deverão apresentar um documento de identidade válido, original e com foto no dia das provas, que acontecem no próximo domingo (18) em 228 cidades em todo o Brasil. Cópias impressas ou fotografias do documento não serão aceitas em nenhuma circunstância.
No entanto, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que coordena o concurso, autoriza o uso de documentos digitais, como o e-Título, a CNH Digital e o RG Digital. Esses documentos devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou pela Carteira de Documentos Digitais do portal Gov.br.
O MGI orienta que os candidatos baixem o aplicativo Gov.br antecipadamente e garantam que o celular esteja carregado e funcionando corretamente no dia da prova. Mesmo sem conexão com a internet, o aplicativo poderá ser acessado se já estiver instalado.
Concurso Unificado
O CNU, apelidado de “Enem dos Concursos,” centraliza os processos seletivos para a contratação de 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As provas serão aplicadas em dois turnos, e os portões serão fechados pontualmente de acordo com o horário de Brasília.
Os locais de prova já estão disponíveis para consulta no Cartão de Confirmação de Inscrição, que pode ser acessado no site Gov.br. Embora não seja obrigatório levar o cartão no dia da prova, o MGI recomenda que os candidatos o levem para facilitar a localização de sua sala e horário.
Os resultados finais serão divulgados em 21 de novembro, e a convocação para posse dos aprovados começará em janeiro de 2025.