As trágicas consequências das chuvas no Rio Grande do Sul já contabilizam 95 vítimas fatais, com quatro casos em fase de avaliação. O governador Eduardo Leite confirmou ainda que 131 pessoas permanecem desaparecidas. Um total de 401 municípios foram impactados, representando 80,6% do conjunto de 497 cidades gaúchas.
Em declarações à imprensa nesta terça-feira (7), o governador descreveu a situação como uma “catástrofe”. Além disso, aproximadamente 48.799 indivíduos deixaram suas residências em busca de abrigo.
Entretanto, o governo registra um contingente total de 159.036 pessoas desalojadas. Até o momento, o desastre afetou 1,4 milhão de habitantes. Vale ressaltar que o Rio Grande do Sul conta com uma população de 10,8 milhões de pessoas, conforme o censo de 2022 do IBGE.
“O alcance da crise no Rio Grande do Sul é o que torna essa situação particularmente difícil de enfrentar. Praticamente todo o estado está sendo afetado de alguma forma”, lamentou o governador.
Ele observou que os números estão aumentando diariamente, embora haja uma possibilidade de imprecisão nos dados.
Previsão de Queda de Temperatura
Prevê-se uma queda nas temperaturas a partir da noite de quarta-feira (8) e quinta-feira (9), com previsão de chuvas intensas na região sul do estado.
“Há uma projeção inicial de que, entre sexta-feira e domingo, tenhamos novamente fortes chuvas na metade norte do estado, afetando os rios que já transbordaram e causaram todos esses estragos”, informou o governador.
Leite enfatizou a importância de as pessoas ainda não retornarem às suas residências, devido ao risco de novas inundações.