O Prefeito do Rio, Eduardo Paes revelou neste sábado, a tão esperada, construção da Cidade do Samba 2, que irá abrigar os barracões das agremiações da atual Série Ouro, antiga Série A. Na prática, o segundo grupo do carnaval carioca.
O espaço, que receberá o nome de Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o diretor de carnaval, carnavalesco e profundo conhecedor de carnaval, Laíla, que morreu na última sexta (18), irá abrigar as 15 agremiações, que compõe a agora, Liga Ouro.
O terreno comprado pela administração municipal, junto ao Exército Brasileiro, fica na região de São Cristóvão, entre a Quinta da Boa Vista e o Estádio do Maracanã, conforme noticia o site Carnavalesco.
Durante o anúncio, o chefe do executivo municipal, falou sobre a homenagem:
“Sambódromo vai continuar homenageando o grande brasileiro Darcy Ribeiro. Quero muito ter recursos para fazer a Cidade do Samba 2 para as Escolas do grupo de acesso. Já estamos detalhando o orçamento. Essa vai se chamar Laíla”, cita Eduardo Paes.
Wallace Palhares, presidente da entidade Liga-RJ, fala da alegria pelo anúncio, e já está trabalhando na questão orçamentária, que envolverá a obra.
“É uma grande honra ter o nome do Laíla na Cidade do Samba 2. O Laíla sempre preservou a memória do samba, um grande mestre do samba e que sempre teve os pés no chão. O prefeito está com o sambista e não nos decepciona ao dar esse espaço tão fundamental para gente. É honra e dignidade para todas escolas de samba. É o marco na história do carnaval do Grupo de Acesso”, cita Palhares.
Atualmente, as 15 agremiações, que compõe o grupo de acesso, são alocadas, de forma improvisadas, em galpões localizados na Zona Portuária do Rio, sem qualquer estrutura de trabalho, suscetíveis a acidentes de trabalho, incêndio em seus materiais e ações de despejo, por parte dos donos do espaços.