Pelo sétimo ano como patrocinadora do festival, a Coca-Cola aterrissa na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, como o refrigerante oficial da edição de 2022 – reforçando uma parceria já consolidada e sustentada também pela plataforma global Real Magic – lançada em 2021. Para isso, a marca vai contar com um espaço físico e virtual. Durante o evento, o Coke Studio promete proporcionar ao público uma vivência tech e inovadora. O espaço tem tudo para ser o ponto de encontro mais disputado do festival, trazendo o encontro inesperado de artistas e DJ’s de diferentes estilos e gêneros musicais. A estrutura foi assinada pelo arquiteto brasileiro Muti Randolph e reflete suas três maiores paixões – música, luzes e design. Muti Randolph é um dos pioneiros da arte computacional no Brasil, ele vem migrando do 3D virtual para o 3D real criando cenários, instalações e projetos de arquitetura de interiores. Em seu trabalho explora a relação de tempo e espaço através de música e vídeo generativo interativo desenvolvendo software de visualização de dados e hardware customizado.
“Para esse ano, queremos exaltar os momentos mágicos de encontros que os grandes festivais proporcionam. A música tem a capacidade de unir e inspirar em diversos momentos e estamos trazendo o Coke Studio, no espaço físico e virtual, exatamente para isso. Acreditamos que podemos encontrar magia à nossa volta quando nos unimos em momentos inesperados, que elevam o cotidiano ao extraordinário. O Coke Studio cria conexões entre pessoas de diferentes fronteiras e culturas, trazendo novas músicas para novos públicos e vice-versa”, diz Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
O espaço fica próximo ao Rock Street e será aberto ao público durante os sete dias de festival, além de contar com uma programação especial. A Coca-Cola vai receber Johnny Hooker, Gabilly, Vitão, Davi Kneip, Ruby, WD, FBC, Batekoo, Rapha Lima, Hitmakers e Felipe Mar, além de diversos outros artistas e influenciadores presentes no espaço durante o festival. O Coke Studio apoia o desenvolvimento de novos talentos na indústria da música e reforça o compromisso da marca de envolver o público da Geração Z, oferecendo-lhes experiências compartilhadas por meio de duas paixões favoritas: música e jogos.
METAVERSO
Pela primeira vez na história, o festival começa antes de setembro com uma experiência virtual. Coca-Cola e Rock In Rio criaram um metaverso para o maior festival de música e entretenimento do mundo, dentro do jogo Fortnite: um lugar virtual onde as pessoas podem se encontrar e curtir o Rock in Rio antes, durante e depois dos dias de festival. O chamado “Rock In Verse” estreia XX de agosto e está disponível em toda América Latina. Dentro do Fortnite, o público tem acesso a experiências exclusivas e jogos com a Coca-Cola, além de um mapa para o Coke Studio, lugar onde podem encontrar influenciadores, celebridades e artistas. Com o espaço no metaverso, a Coca-Cola permite que as pessoas se reúnam para compartilhar momentos, além de promover encontros físicos e virtuais. Essa é a premissa da marca, independentemente de estar dentro de um jogo ou não, conectar as pessoas.
Para o lançamento do Rock In Verse, a Coca-Cola contou com um dos maiores streamers do Brasil, Casimiro, e grandes influenciadores gamers de toda a América Latina para divulgar suas experiências e reações ao vivo no Twitch. “Em um ano memorável para os apaixonados pela música, queremos transformar a experiência de um grande festival físico para o mundo virtual, promovendo momentos únicos e ainda mais divertidos. Ih, meteu essa? Vem coisa boa por aí!”, completa Casimiro Miguel ou Cazé – como é conhecido no mundo dos gamers.
Adriana Knackfuss, VP de Transformação Digital na Coca-Cola (TBC) acrescentou: “Em um festival tão grande como o Rock In Rio, os encontros memoráveis e mágicos não vão ficar apenas no Rio de Janeiro, mas também em uma experiência inesquecível pelo metaverso. O espaço foi inspirado pelo compromisso contínuo da Coca-Cola de conectar pessoas de diferentes lugares do mundo! O Rock In Verse é uma oportunidade de aprofundar o relacionamento com os consumidores por estar presente em suas interações – mesmo que em outra dimensão. Será uma experiência totalmente imersiva e digital, onde os jogadores podem interagir entre si e se encontrar virtualmente com seus artistas preferidos”.
COCA-COLA CREATIONS
Além do espaço Coke Studio, a marca aposta em um bar com produtos inovadores de Coca-Cola Creations, promovendo, em especial, a edição limitada da Coca-Cola em parceria com o DJ Marshmello, que será uma das atrações principais no Palco Mundo dia 03 de setembro. Essa foi a primeira bebida da marca em criação conjunta com um artista, que oferece a sensação de misturar batidas de sucesso em uma lata de edição limitada. E, para tornar a ativação ainda melhor, quem passar pelo bar e comprar a Coca-Cola do Marshmello, ganha um copo personalizado para curtir o show e cair na pista. O consumidor também consegue encontrar a Coca-Cola Byte, entre outras bebidas da Coca-Cola Creations.
CRUZANDO FRONTEIRAS
A Coca-Cola quer potencializar os momentos de encontros inesperados por toda América Latina e está apostando em recursos para fazer a real magia acontecer. Durante o festival, o Rock In Verse vai estar disponível em todos os países da América Latina no jogo Fortnite, mas, além da experiência virtual, a marca está lançando um challenge nas redes sociais, para o público se conectar ainda mais. Alguns influenciadores escolhidos pela Coca-Cola vão lançar coreografias em vídeos curtos, promovendo encontros digitais por meio de duetos entre o público e influenciador.
“Estar no maior festival de música e entretenimento do mundo é um marco para Coca-Cola e representa a nossa essência de construir experiências únicas e mágicas com base na criatividade, colaboração e conexões culturais. Como resultado de um trabalho que ultrapassa as fronteiras dos diversos países da América Latina e une idiomas, aterrissamos no Rio de Janeiro com um grande desejo de tornar este encontro memorável”, diz Javier Meza, Diretor de Marketing da Coca-Cola América Latina.
SUSTENTABILIDADE
Circularidade. Esse é o conceito principal pelo qual Heineken®, Braskem, Natura, Rock Iin Rio e Coca-Cola se uniram para nortear suas iniciativas durante o festival. A união das marcas prevê a reciclagem de 4,5 milhões de copos plásticos utilizados nos sete dias do festival. O material recolhido na Cidade do Rock será transformado pela Braskem em matéria-prima circular para a produção de embalagens da linha Natura Ekos. Para que a iniciativa seja eficaz, o engajamento do público será fundamental. Pensando nisso, neste ano, os esforços das empresas serão redobrados no chamado para que as pessoas se mobilizem em torno do tema e participem ativamente desse movimento como agentes de transformação.
A ação contempla diversas comunicações de conscientização em relação à reciclagem, começando pelos copos da Coca e da Heineken, que ilustrarão uma mensagem de incentivo ao público para o descarte correto do material. Também, como incentivo, os materiais plásticos descartados na ação da Braskem poderão ser trocados por pontos que viraram brindes especiais para curtir o evento.
Ao fortalecer uma parceria já consolidada no Rock In Rio, Coca-Cola, Natura e Heineken unem esforços para promover a reciclagem e destacar a importância da economia circular e do consumo consciente em megaeventos. Neste contexto, a Coca-Cola reforça seu compromisso por um Mundo Sem Resíduos e sua atuação como signatária do Pacto Global pela economia circular da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as metas globais estabelecidas pela companhia para reduzir o desperdício de plástico estão: a expansão dos produtos recicláveis para todas as embalagens; a incorporação de pelo menos 25% de material reciclado nas embalagens PET da companhia até 2025; e alcançar a destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até 2030.
“A Coca-Cola assumiu o compromisso de longa data com a economia circular e por um mundo sem resíduos. Por isso, entendemos que eventos como o Rock in Rio, são ótimas oportunidades para engajarmos a todos os presentes com o tema e reforçarmos o nosso compromisso com o meio ambiente. Além de celebrar o reencontro do público no maior festival de música e entretenimento do mundo, estamos trabalhando em parceria com o Rock in Rio, HEINEKEN, Natura e Brasken para, juntos, fazer a diferença e reforçar o nosso cuidado com o meio ambiente. Atualmente, já reciclamos cerca de xx% das garrafas disponíveis no mercado e, durante os 7 dias de festival, temos o objetivo de estimular o descarte correto dos milhares de copos que serão utilizados”, pontua Katielle Haffner, Gerente de Sustentabilidade, Relações Públicas e Comunicações da Coca-Cola Brasil.
Sobre a The Coca-Cola Company
The Coca-Cola® Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em www.coca-colacompany.com e siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.