Os alunos do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, no Jacarezinho, deram início às atividades musicais, na sexta-feira (08/04). A ação faz parte do projeto Cidade Integrada, iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
No recém-reformado auditório, os estudantes puderam ter o primeiro contato direto com a música e manusear os instrumentos musicais que chegaram à unidade, como bateria, tubas, trombones etc.
O projeto tem o objetivo de incentivar a participação dos estudantes em bandas e corais por meio de aulas ministradas por instrutores, que residem preferencialmente perto da escola, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
– Com o início efetivo das aulas, damos um passo importante na vida escolar de cerca de 1.200 alunos que estudam no Compositor Luiz Carlos Vila. Tenho certeza que, através desse incentivo à música descobriremos talentos promissores – destacou o secretário estadual de Educação, Alexandre Valle.
O professor de canto, Daniel Ramalho começou a aula falando da importância da música na vida de todos nós.
– Em primeiro lugar, vocês precisam guardar que é necessário “sentir” a música, antes de tudo. Ela pode ser sentida, através da pulsação. Durante essa nossa troca, vocês poderão aprender mais deste mundo fantástico, que só a música pode nos proporcionar. Vamos juntos! – falou ele.
A estudante, Nayara Ventura, de 18 anos, que atualmente cursa a 3ª série do Ensino Médio, conta que ficou muito feliz quando soube que poderia ter aula do segmento que faz seu coração bater mais forte: a música.
– Sério. Estou amando poder estudar música aqui na escola, pois sempre fui apaixonada. Penso em seguir carreira com a música – disse ela que, desde pequena, canta no coral de uma igreja evangélica.
– Gostei muito da primeira aula. Fiquei animada para as próximas. Era um sonho antigo, sempre quis entrar para uma aula de canto. Graças ao projeto, tenho essa possibilidade, disse – Ana Camilly Abreu, de 18 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio.