O evento reestrutura-se com onze palcos segmentados e celebra uma década de fundação do RioContentMarket, braço de negócios do audiovisual e embrião do que é hoje o maior encontro de criatividade da América Latina
Diante de um dos períodos mais desafiadores para a humanidade, quais são os caminhos para a renovação e o crescimento dos mais diversos setores da indústria criativa no mundo? Sempre conectado com as tendências dos mais variados mercados desde a sua concepção, o Rio2C volta em 2022 apostando na desaceleração – ou slow content – e no consumo inteligente como fios condutores da próxima edição, que acontece na Cidade das Artes, de 26 de abril a 01 de maio. Mesmo com a ampliação de eventos exibidos virtualmente durante a pandemia, o Rio2C insiste em preservar a sua essência de ser um lugar de encontro, de troca de experiências e de fomento de ideias in loco.
“A oferta de conteúdo virtual é uma realidade que vai estar cada vez mais presente, mas nós acreditamos no encontro presencial, nas conversas que acontecem nos intervalos das atrações e na imersão do público nos conteúdos apresentados. O que a gente mais ouve nos corredores do evento são os próprios artistas, os criadores e os produtores afirmando a loucura tão grande que vivem no dia a dia, sem tempo para respirar, encontrar os parceiros e amigos em um ambiente sem pressão. Isso está totalmente ligado à questão do slow content e do consumo inteligente que vêm como pano de fundo do conteúdo que estamos propondo para essa edição. A experiência de pausar a rotina diária para mergulhar num universo de conteúdos e discussões inspiradoras, lado a lado com algumas das mentes mais interessantes da indústria, é inigualável e irreplicável digitalmente.”, reflete Rafael Lazarini, criador do maior encontro de criatividade da América Latina, que celebra também em 2022 os dez anos do RioContentMarket, evento de mercado do audiovisual precursor do Rio2C.
Mesmo após o hiato forçado de dois anos de pandemia que interrompeu as atividades ao redor de todo o planeta, o evento continua investindo no seu formato multidisciplinar – dividido entre os pilares conferência, mercado e festival –, contemplando novos temas e seções em sua programação. Se a última edição, em maio de 2019, movimentou mais de R$ 250 milhões a partir de uma extensa grade de palestras, shows, atividades e encontros de negócios voltados para um público de mais de 25 mil profissionais e entusiastas dos segmentos de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, a edição de 2022 terá uma série de novidades.
Inteiramente repaginada, a estrutura interna do evento será composta por onze palcos separados por assuntos, de modo a receber os novos conteúdos da programação e para melhor atender aos interesses específicos do público (veja a lista de espaços e respectivas abordagens ao fim do texto).
Além dos setores de educação e mercado literário, já incluídos na programação do evento presencial que terminou não acontecendo em 2020, o próximo Rio2C incorporará outros campos da indústria criativa como arquitetura, design, moda e gastronomia, com foco nos processos e nas tendências das áreas aplicados à vida cotidiana. A pauta do evento contemplará ainda assuntos urgentes para a sociedade, como questões relacionadas à sustentabilidade, diversidade e à agenda ESG (Environmental, Social and Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança), bem como as tendências que redefinirão o trabalho e as empresas, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada (lifelong learning) e nas profissões do futuro.
Com a maior abrangência de conteúdo e o intuito de atrair um público ainda mais diversificado, o Rio2C passa a comercializar ingressos diários, uma vez que antes havia somente a opção da compra de um passaporte para todos os dias de evento.
“O objetivo é tornar o evento mais democrático. O agrupamento de conteúdo vai na linha de criar esses novos espaços temáticos para aumentar a participação do público em geral. Expandimos também a nossa visão de curadoria, que agora fica mais dinâmica, fluida e colaborativa”, afirma Lazarini.
Embora a pandemia não seja o tema matriz da conferência, seria impossível não abordar no evento os seus efeitos na indústria criativa, bem como as alternativas e soluções buscadas para contorná-los.
“Não podemos colocar óculos cor-de-rosa e fingir que não existiu a pandemia, mas não queremos abordá-la como um tema. O que queremos entender é como a pandemia transformou as formas de se criar, pensar e produzir, e os impactos dessas transformações a médio e longo prazo”, explica.
Estabelecida dentro de algumas das áreas mais afetadas pelo covid-19, a de eventos, de entretenimento e da indústria criativa propriamente dita, o Rio2C também precisou buscar novos caminhos para conseguir se sustentar ao longo do período.
Em 2020, na janela em que seria realizada o evento presencial, o Rio2C exibiu uma versão inédita e compacta do evento com conferências e rodadas de negócios em formato virtual, e na sequência lançou uma nova marca, o @live, com uma trilogia de novos programas veiculados no site e canal de youtube da marca.
A primeira foi uma série de oito episódios intitulada “Pretérito do Futuro”, em que o empreendedor e futurista Guga Stocco revisitou os futuros, tendências e novas tecnologias levantadas em edições anteriores do evento presencial. Em seguida, exibiu o programa “Você não Sabia”, em paceria com o “tiktoker” Antonio Miranda, onde ao longo de dez episódios de curta duração, foram abordados de maneira didática, leve e divertida, temas sobre tecnologia, ciência e educação. Para encerrar a safra, atualmente está em produção a série de 40 episódios “Diálogos”, um bate-papo informal com importantes nomes da indústria criativa das áreas do audiovisual, música, games e inovação, que pretende já servir como degustação do conteúdo que será apresentado no evento presencial em abril.
A edição deste ano tem patrocínio máster da Petrobras e, pela primeira vez, terá patrocínio do Banco do Brasil, que se junta à Ambev, com a marca Draftline.
PALCOS
GlobalStage – On2Off
O GlobalStage será um palco com apresentações das tendências que irão impactar o nosso futuro. Serão palestras e debates com renomados especialistas da cena global de inovação e criatividade, dividindo espaço com grandes nomes brasileiros do setor.
Brainspace
Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace é a ciência transformada em entretenimento.
House of Brands
A House of Brands é o palco para quem quer mergulhar no universo das marcas, conteúdo, marketing, mídia, publicidade e propaganda.
Storyvillage
O Storyvillage é o espaço que reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros e da composição.
Future U
O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.
Biodom
O Biodom abordará as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta. Temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro serão apresentados por grandes especialistas desse universo.
New Frontier
O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás da tecnologia, mas também como essa mesma tecnologia impacta os seres humanos, assim como os movimentos disruptivos que mudarão o mundo como o conhecemos.
Cyberstage
O Cyberstage vai celebrar e dissecar a indústria de games e eSports reunindo os principais players desse universo para falar de temas como metaverso, criptomoedas, nfts, realidade aumentada, entre outros.
Screening Room
O Screening Room debaterá e estimulará a reflexão sobre o universo do audiovisual, a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento e coprodução, entre outros.
Soundbeats
O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.
PitchingShow
No Mercado de Música, artistas e bandas concorrem para se apresentarem ao vivo no palco do PitchingShow® diante do público e de uma comissão formada por nomes estratégicos da indústria – entre produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor –, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business.