A Hoff Analytics, uma empresa de tecnologia sediada em São Paulo, foi a grande vencedora do Pitch Competition realizado no estande do Sebrae Startups durante o Web Summit Rio, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. A competição contou com a participação de 11 concorrentes, todas com modelos de negócio inovadores. Como prêmio, a empresa ganhou um estande no Startup Summit 2023, um dos maiores eventos do ecossistema brasileiro, que ocorre em Florianópolis no mês de agosto.
Janaine Nascimento, CEO da Hoff Analytics, conta que a empresa surgiu em 2020, durante a pandemia. Ela explica que um dos maiores problemas enfrentados pelo setor da construção civil é a falta de dados confiáveis para o planejamento correto. A partir dessa necessidade, a Hoff Analytics criou uma plataforma que auxilia executivos na tomada de decisão. Atualmente, nove das dez maiores empresas do ramo já são clientes da Hoff.
Segundo Janaine, “os dados são o novo petróleo na era da digitalização. Com a inteligência de dados voltados para construtoras e incorporadoras e a indústria em geral, nós entregamos o acompanhamento de todas as obras do Brasil. Desde a metragem até o estágio em que ela se encontra. Isso permite fazer projeções, por exemplo, do consumo de material dos próximos anos ou o verdadeiro market share dele. Nosso objetivo é transformar dados em oportunidades de negócios”.
Além do estande no Startup Summit, a Hoff Analytics também ganhou deslocamento e hospedagem em Florianópolis para o evento, além de ingressos para mais dois representantes da empresa.
Outras startups também participaram da final do Pitch Competition, como a Jade, que oferece soluções para a educação de crianças com atraso cognitivo, a Tratko, que cria artes para redes sociais e outros fins, e a Predify, que oferece inteligência de dados para a precificação de produtos. O evento demonstrou a diversidade e inovação das empresas emergentes no Brasil e a importância de iniciativas de fomento ao empreendedorismo, como a realizada pelo Sebrae Startups.
Conversamos com a CEO da Hoff Analytics, Janaine Nascimento:
Como é o trabalho da Hoff Analytics?
Os dados são o novo petróleo. Associando a importância dos dados com os tradicionais problemas no mercado, a ânsea de saber e conhecer novas oportunidades de negócio, uma necessidade muito grande de poder realmente entender qual o potêncial de uma indústria de vendas, nasceu a “Hoff” pra resolver esses problemas com a Inteligência de Dados.
Então, nossa inteligêcia de dados ela é direcionada para incoporadoras, construtoras, para indústria em geral e para qualquer setor de inteligência voltado pro mercado da cosntrução. Para entender como nós fazemos isso, de uma forma muito prática nenhuma obra nasce da noite para o dia. Essas obras, elas demandam diversas regularizações em diversos orgãos que geram registros públicos. Então a Hoff mapeia todos esses registros, que tem uma grande barreira, como por exemplo: cada prefeitura oferece um tipo de alvará, a gente traduz isso para uma mesma linguagem, organiza isso e entrega para o cliente. Os clientes com acesso a essas informações, com os dados da Hoff e em poucos cliques pode dizer “eu quero uma obra residencial, em São Paulo com X m². Eu vou entregar pra ele, todas as construtoras que estão com essas obras, qual é a fase da obra, qual o tamanho… o endereço.
Para que isso é importante?
É importanta para poder oferecer produtos. É importante o cliente saber que está na hora de oferecer impermeabilizante, oferecer tintas, entre outros, E não só para fomentar o comercial, mas também para entender o mercado. Como nós mapeamos e acompanhos tudo o que está acontecendo no mercado a nível nacional. A gente aplica por exemplo coefieicnete de quanto se consome de ácido, quanto se consome de concreto, quantas torneiras vão ser necessárias. Assim o cliente tem um entendimento, do tamanho do mercado e o potencial.
Quais os tipos de cliente a Hoff atende?
Hoje nos já temos grandes nomes e atendemos pelo menos nove das dez maiores indústrias do mercado da construção. Neste ano, além de atender as indústrias começamos a atender também as construtoras incorporadoras.
Qual o objetivo hoje da Hoff?
Nosso objetivo é entregar isso para mais de 500 mil empresas que ofereça algum tipo de produto ou serviço pra construção.
Qual tipo ou tamanho de empresas pode ser atendidas por esse modelo de negócio?
Nosso modelo de negócio, ele abrange todo tipo de empresas relacionadas com a construção. E tudo dependa da área de atuação. Temos um plano chamado “Plano Fit” onde o pequeno cliente terá acesso somente a informação de uma cidade, que é aquilo que cabe dentro do bolso dele. Pois trabalhamos de acordo com o perfil de cada cliente.
Lançamento do Sebrae Startups
Além do Pitch Competition, também ocorreu durante o Web Summit Rio o lançamento da plataforma Sebrae Startups, que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país. Apenas em 2022, o Sebrae atendeu, com os seus programas existentes, quase 8 mil startups. O objetivo, com a nova plataforma, é chegar a 10 mil empresas atendidas, o que representa metade do total de startups do Brasil.
Sobre a Hoff Analytics
Com a tecnologia HOFF Analytics, que utiliza algoritmos exclusivos capazes de mapear construções, as obras podem ser consultadas ainda na fase de projeto antes mesmo de qualquer movimentação no canteiro, ou seja, desde o registro do projeto arquitetônico. A mineração de dados fornece insights que permitem vantagens competitivas frente aos concorrentes, atendendo grandes indústrias da construção civil e construtoras.
Diminuindo os esforços das indústrias para encontrar potenciais negócios, a HOFF hoje descomplica o dia a dia de grandes indústrias da construção civil. É uma startup investida pela Vedacit, Google, Microsoft e ainda residente no prédio de inovação do Bradesco (Inovabra).
Pela primeira vez no ranking 100 OPEN STARTUPS, a plataforma conquistou o 3º lugar na categoria Construtechs e em Empreendedorismo Feminino; o 1º lugar no prêmio MoviMente da Secovi-SP. Também foi destaque no prêmio Startup do Futuro, entre as 100 startups mais promissoras de São Paulo e possui o selo de inovação validado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Mais informações: https://www.hoffsolucoes.com.br/