Com a retomada dos eventos em todo o país, o Rio2C, já consolidado como o maior encontro de criatividade da América Latina, começa hoje, 11 de abril, com uma programação abrangente que aborda temas relevantes à indústria criativa. Durante cinco dias, o evento ocupará todo o complexo da Cidade das Artes, oferecendo ao público mais de 40 mil pessoas uma série de atividades, incluindo painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses e experiências imersivas. Com o tema “soft power” como fio condutor, a edição de 2023 traz alguns dos principais nomes de seus respectivos mercados para discutir a maneira como uma nação projeta culturalmente sua imagem para o resto do mundo.
“A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo. Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C.
Durante seis dias, o Rio2C oferece uma programação diversificada que se divide em quatro eixos principais. Os Summits, que ocorrem no dia 11 de abril, exploram temas específicos como marcas e conteúdo, creator economy, inovação no mundo dos esportes e criptoativos e ativos verdes. Já a Conferência, que acontece nos dias 12, 13 e 14, aborda uma ampla gama de temas em seus painéis, incluindo audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho, entre outros.
Além das palestras, a seção de Mercado oferece oportunidades como pitchings e rodadas de negócios para criadores, executivos, investidores e startups, conectando profissionais de diferentes setores da indústria criativa, como audiovisual, música, editorial e games. Enquanto isso, o Festivalia, voltado para o grande público, realiza uma série de atividades, palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa durante o fim de semana.
A cantora Angélique Kidjo, vencedora de cinco prêmios Grammy, será a responsável pela palestra inaugural do evento, às 18h30 desta terça-feira. Intitulado “Vozes da Transformação”, o painel apresenta a artista e ativista beninense discutindo tópicos como humanidade, música como ferramenta de transformação social e a potência da cultura afro-brasileira. Com 14 álbuns em sua carreira, Angélique é considerada uma das mais importantes artistas da música contemporânea e foi eleita pela Time como uma das pessoas mais influentes do mundo. Além disso, ela é embaixadora da UNICEF e criou sua própria fundação, a Batonga, dedicada a apoiar a educação de jovens meninas na África.
SUMMITS
O evento terá três novos summits em parcerias com Play9, NWB/SBF e a revista Forbes, abordando inovação nos segmentos de cultura digital, esportes e mercado de capitais, este último focado em criptoativos e ativos verdes, além do tradicional summit de marcas e conteúdo do Meio & Mensagem, todos realizados no primeiro dia do Rio2C.
Crypto&Carbon (Forbes)
O Crypto&Carbon é um fórum de inovação fruto da parceria entre o Rio2C e a Forbes, que trata de criptoativos e ativos verdes. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e Thiago Pampolha, vice-governador do estado, irão participar da palestra de abertura do summit, que contará também com a presença de João Pedro Nascimento, presidente da CVM, para discutir o futuro do mercado de capitais no Brasil. O painel seguinte aborda a blockchain como estrutura para modernizar o mercado financeiro, com exemplos de como as indústrias criativas podem se beneficiar da tecnologia, incluindo a proteção de direitos autorais e propriedade intelectual e a distribuição de royalties. O debate contará com a presença de Daniel Coquieri, da Liqi, e Cláudio Gradiglione, editor da Forbes Money.
Creator Economy (Play9)
O summit Creator Economy apresentará seis painéis sobre economia criativa no palco principal do Rio2C, explorando assuntos relacionados à cultura digital e à gestão estratégica de marcas, influenciadores e plataformas. O evento abordará temas como a cultura do meme, produção periférica e o match entre criadores de conteúdo e marcas, e contará com a presença de criadores de conteúdo e executivos do mercado digital e de comunicação, como Fátima Bernardes, Fernanda Gentil, Flávio Santos e Valentina Bandeira. O conceito Ponto C da Play9 será central em todas as discussões, que giram em torno de Criatividade, Cultura, Curadoria, Conteúdo, Comunidade, Criadores, Cast, Convergência, Celebridades, Compras e Creators.
Sport Innovation (NWB/SBF)
O Rio2C lançou o Sports Innovation, o primeiro summit de esportes do festival, em parceria com a NWB e o Grupo SBF. O evento contará com três salas exclusivas e 18 painéis, incluindo mais de 70 palestrantes convidados para discutir temas relacionados ao mercado esportivo, desempenho de atletas e benefícios para a saúde. Entre os palestrantes, haverá atletas multimedalhistas, como Bob Burnquist e Rubens Barrichello, e executivos de empresas focadas em esporte, incluindo Nike, NBA Brasil e ESPN. A presença das mulheres no fórum é grande, com destaque para a ex-atleta medalhista olímpica de vela Isabel Swan e a atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Fernanda Garay. A programação também abordará assuntos como o crescimento das plataformas digitais de apostas e a revolução digital nas transmissões de jogos.
Conteúdo e Marcas (Meio & Mensagem)
O Summit Meio & Mensagem parece trazer temas relevantes e atuais para o mercado publicitário, incluindo questões relacionadas à diversidade, polarização política, inteligência artificial e novas tecnologias. É interessante ver como as marcas estão se adaptando a esses desafios e tentando se conectar com diferentes grupos de consumidores de forma autêntica e realista. Além disso, a discussão sobre o futuro do metaverso e o impacto ambiental das atividades publicitárias são assuntos importantes e que merecem ser abordados no contexto atual. O Rio2C parece ser um evento abrangente e diversificado, que oferece diferentes perspectivas sobre a indústria do entretenimento e comunicação.
A CONFERÊNCIA
Eixo principal da programação do Rio2C, a Conferência conta com painéis sobre temas diferentes, abordados a partir de óticas distintas, nos 11 palcos dessa edição.
“O Rio2C se tornou o principal evento no país para os profissionais da indústria criativa. Com a inclusão de novas temáticas, palcos e das novas categorias de pitching, a expectativa se torna ainda maior. Estou confiante de que essa edição será histórica e marcará mais um passo no fortalecimento da nossa indústria criativa”, afirma Lazarini.
Audiovisual
A Rio2C Conference conta com diversos painéis sobre diferentes temas relacionados ao audiovisual, com a participação de profissionais nacionais e internacionais renomados. Entre os destaques, estão as presenças de Daniel Burman, Baran Bo Odar, Jantje Friese, Fernando Meirelles, Niv Fichman e Pam Kaufman, que abordam desde estratégias para cativar audiências globais até os desafios para a indústria criativa atingir sucesso internacional. Outros assuntos em pauta incluem regulação do VOD, adaptações literárias, soft power, futuro do cinema e coproduções.
Música
A música é um tema constante de discussões relevantes para o futuro da indústria e a programação do evento apresenta palestras com executivos renomados e artistas consagrados. Lyor Cohen, head global de música do Google e YouTube, compartilha histórias dos primórdios do hip-hop e fala sobre o futuro da música e como o YouTube se encaixa nele. O painel No Ritmo do Branding discute a relação entre música e publicidade e seu impacto no comportamento de consumo do público, enquanto o painel Your Music Your Future aborda a aquisição de direitos autorais e a remuneração dos criadores. Kondzilla, que possui um canal de sucesso no YouTube, explora lições do mercado da música que podem ser aplicadas no audiovisual, e a cantora Ludmilla, um dos maiores nomes do pop brasileiro contemporâneo, também é destaque na programação. Outros temas incluem o futuro dos shows, a importância das redes sociais no lançamento de novos artistas e a influência das tradições afro-brasileiras na identidade musical do país.
Games
O universo dos games é um setor bilionário da economia criativa e está crescendo rapidamente em todo o mundo, faturando mais do que as indústrias da música e do cinema juntas. Este ano, o Game+ é um palco dedicado exclusivamente a discutir o tema durante a Conferência, contando com a presença de alguns dos maiores nomes da área para falar sobre uma variedade de assuntos, desde modelos de negócio até metaverso, eSports, moda, protagonismo feminino e diversidade.
O painel Game ORGs contará com Bruno ‘Playhard’ Bittencourt, destaque na lista da Forbes under 30 e fundador e CEO da Loud, e Jaime Pádua, fundador e CEO da Fúria, duas das maiores empresas de eSports do mundo, com mediação de Nyvi Estephan. Eles oferecerão insights sobre o impacto e o crescimento dos eSports no mercado, sua influência cultural e as estratégias que as suas ORGs usam para engajar o público.
O protagonismo feminino nos games será discutido por Nicolle Merhy, conhecida como Cherrygumms, sócia e CEO da Black Dragons, e Bruna Soares, diretora global da publisher francesa de games Ubisoft, com a apresentação de Camila Silveira, mais conhecida como Camilota XP.
A diversidade também está na pauta das discussões sobre games, com o painel Game + Diversidade: inclusão e cultura gamer, que contará com a presença da streamer cearense Samira Close e Maah Lopez, primeira mulher preta e LBGTQIA+ a ser caster de um campeonato oficial de esportes eletrônicos.
Ciência e saúde
Realmente, os painéis sobre avanços científicos na área da saúde prometem ser bastante interessantes e atrair um grande público na Rio2C deste ano. A utilização de modernos equipamentos para o tratamento de patologias, como a touca que simula um exame de ressonância magnética para entender como a música afeta o cérebro, é uma área que tem crescido bastante. A possibilidade de manipulação de sonhos também é um tema intrigante e que pode levantar questões éticas. Além disso, a conexão entre o cérebro e o sistema digestivo é uma área de estudo que tem ganhado cada vez mais atenção, e pode ter implicações importantes para a saúde mental e emocional das pessoas.
Novas tecnologias, futurismo e sustentabilidade
O Rio2C, evento de criatividade que ocorre no Brasil, anunciou a participação de Hugh Forrest, presidente do South by Southwest (SXSW), que falará sobre a evolução do evento que se tornou o maior de criatividade do mundo e sua influência na transformação de Austin em polo global de inovação. Outro destaque é o futurista australiano Brett King, conhecido como “rei dos disruptores”, que falará sobre as grandes transformações tecnológicas que o mundo enfrentará. A importância das cidades humanas, inteligentes, criativas e sustentáveis será abordada por representantes de empresas como Alfa Realty, Planet Smart Cities e ENEL. Um grupo de arquitetos e urbanistas discutirá ferramentas e soluções colaborativas que podem melhorar as cidades. Empreendedores que utilizam tecnologias inovadoras na construção civil, como impressão em 3D, apresentarão suas perspectivas no evento. Marcelo Rosenbaum apresentará seu conceito de design essencial, que busca remodelar relações e gerar resultados impactantes e transformadores.
OS PALCOS
O Rio2C é um evento que reúne diversas áreas criativas e tem como objetivo promover a interseção entre elas. Na última edição, foram adicionados dois novos palcos, o Arts&Crafts e o Game+, além dos nove já existentes. Cada palco tem um tema específico e aborda assuntos relacionados a diversas áreas, como design, moda, artes, arquitetura, jogos eletrônicos, ciência, meio ambiente, tecnologia, marcas, marketing, publicidade e propaganda, entre outros.
O Global Stage é o maior palco do evento e promove a maior interseção entre as diversas áreas. Já o StoryVillage é o segundo maior teatro e celebra a arte da criação, narrativa, roteiros, composição, traço e fórmula, em diversas áreas abordadas pelo evento. O BrainSpace é um espaço dedicado a temas relacionados ao cérebro, criatividade e descobertas incríveis, que surpreendem o público. O Biodom discute as principais tendências e desafios urgentes nas áreas socioambientais que podem impactar o futuro do planeta.
O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como elas impactam a vida cotidiana e transformarão o mundo como o conhecemos. O Future U aborda temáticas sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.
A House of Brands é um espaço dedicado às transformações do universo das marcas, marketing, mídia, publicidade e propaganda e os cases mais relevantes são discutidos por executivos, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers. O Game+ faz uma imersão na indústria dos games e esports e suas múltiplas conexões, sob diversos ângulos e visões. O Arts&Crafts aborda questões mercadológicas e conceituais da arquitetura, design, moda e artes.