Nos últimos anos, o atacarejo se firmou como um modelo fundamental para o abastecimento de pequenos comerciantes e consumidores finais. Com mais de 1.500 unidades distribuídas pelo Brasil e presença em aproximadamente 70% dos lares, de acordo com a Associação Brasileira dos Atacarejos (ABAAS), esse formato ganhou relevância ao combinar variedade de produtos, eficiência operacional e preços competitivos.
Seguindo essa tendência de inovação e proximidade com o consumidor, o Assaí Atacadista, lançou uma campanha em comemoração aos seus 50 anos em parceria com a BETC Havas e sua agência especializada em OOH Adcity e a Itabus, empresa referência em mídia de impacto em movimento.
A campanha conta com uma carreata de três ônibus envelopados, percorrendo rotas estratégicas planejadas sob medida para o Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, até meados de novembro de 2024.
“O trade marketing nesse ambiente enfrenta desafios para replicar os modelos de ativação usados tradicionalmente em supermercados. A diversidade de produtos e a circulação nas lojas dos atacarejos precisam de novas estratégias para engajar consumidores, que realizam tanto compras domésticas quanto para seus negócios. A mídia MOOH (Mobile Out-of-Home) se apresenta como uma solução positiva”, explica Juliano Martins, diretor de Marketing da Itabus. “Em 2024, essa estratégia de usar uma mídia que combina alto impacto e ativação vai ser uma grande virada nos atacarejos”, completa.
Segundo o diretor, a carreata percorrerá pontos de grande circulação, como Rocinha, Barra da Tijuca, Avenida das Américas, Avenida Governador Carlos Lacerda, Avenida Brasil, Maracanã e Tijuca. A personalização das rotas permitirá que a comunicação vá além das proximidades das lojas do Assaí, alcançando também regiões estratégicas.
“Esse é um exemplo em que a mídia móvel permite criar rotas personalizadas que cobrem a área de influência dos pontos de venda. Antes mesmo de o consumidor entrar nas lojas, a mídia já amplia a visibilidade das marcas”, destaca Martins.
Com a estratégia itinerante, a mídia se diferencia das tradicionais, como outdoors estáticos, ao levar a mensagem diretamente ao encontro do público, circulando em locais e horários de grande fluxo e maximizando o impacto da campanha.
Essa parceria entre o Assaí e a Itabus reflete a aposta em inovação, utilizando veículos envelopados para elevar o alcance e a relevância da campanha. A união entre mídia de impacto e movimento e a presença física nas ruas demonstra ser uma fórmula eficaz para criar engajamento e fortalecer a lembrança de marca. A ação promete atrair atenção nas cidades por onde passar, transformando a celebração dos 50 anos do Assaí em uma experiência marcante para os clientes.
Para comemorar suas cinco décadas de trajetória, o Assaí, lançou no dia 1º de agosto, a maior campanha promocional de sua história: “Um show de prêmios e preço baixo”, que dará mais de R$ 20 milhões em prêmios, incluindo um único ganhador de R$ 5 milhões – o maior já pago por uma empresa do setor de atacarejo, além de sortear 1.500 cabines (cada uma com direito a acompanhante, totalizando 3 mil clientes), para uma viagem no Navio Assaí (MSC Seaview) – fechado exclusivamente para a marca. A viagem acontecerá em fevereiro de 2025, com rota entre Santos, no litoral paulista, e Ilha Grande (RJ).
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista é uma corporation (empresa sem um único controlador) que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É uma das maiores varejistas nacionais, tendo registrado faturamento de R$ 72,8 bilhões em 2023. Nascido em São Paulo (SP), atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia para compras unitárias ou em grandes volumes.
As ações do Assaí são as únicas de uma empresa somente de atacarejo negociadas tanto na B3 (ASAI3) quanto na NYSE (ASAI). Atualmente, tem mais de 290 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 80 mil colaboradores(as), sendo reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela Great Place to Work (GPTW). Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí, que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.
Ao longo do segundo trimestre de 2024, foi reconhecida em 1º lugar na categoria Varejo – Supermercados, Proximidade, Atacarejo e Cash & Carry – da 25ª edição do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, além de ser a 22ª marca brasileira mais valiosa e a 1ª do segmento de varejo alimentar segundo o Ranking Interbrand de Marcas Brasileiras Mais Valiosas. A Companhia é também a única varejista alimentar no top 10 da carteira IDIVERSA B3, que reconhece as empresas de capital aberto com os melhores indicadores em diversidade racial e de gênero.