A Central Única das Favelas (CUFA) inaugurou a sua nova sede no Complexo da Penha, na manhã desta quarta-feira, dia 27 de setembro. O evento de lançamento do novo espaço contou com a presença de secretários, vereadores, membros da CUFA, lideranças de favela, do Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, e de centenas de moradores do Complexo da Penha e região.
“Hoje é um marco na história da CUFA. Mais um espaço inaugurado para impactar positivamente no dia a dia da favela e de seus moradores, através da cultura da arte e do esporte”, comemorou Marcus Vinicius Athayde, diretor de inovação da CUFA.
O Ministro Silvio Almeida fez um tour pelo espaço e teve contato com as turmas de ballet, zumba, música, inglês, entre outros. Ao final da cerimônia, o ministro assinou um termo, que o ministério se compromete a destinar recursos e estrutura para a CUFA Complexo da Penha.
O termo de compromisso também foi assinado por Wellington Galdino, presidente da CUFA Rio, Sandra Vieira, diretora da CUFA Complexo da Penha, e Preto Zezé, secretário da CUFA.
“Nosso objetivo é fazer uma política de direitos humanos conectada com o povo. Queremos impulsionar e potencializar toda a capacidade de desenvolvimento que a favela tem. Sempre falei que o Ministério de Direitos Humanos tem que estar dentro da favela, e hoje nós estamos aqui”, celebrou o Ministro Silvio Almeida.
A cerimônia, que teve apresentação da diretora executiva da CUFA e CEO da InFavela, Elaine Caccavo, contou com falas de secretários, lideranças comunitárias e apresentações das turmas da CUFA Complexo da Penha de zumba, modelos, ballet e da seleção do Complexo da Penha, que disputa a Taça das Favelas desse ano.