O cantor, compositor, hitmaker e guitarrista carioca Da Ghama lança na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, o single “Reggae do Avião”, que fará parte de seu próximo álbum e tem a participação de Evandro Mesquita, da Blitz. Da Ghama integrou o Cidade Negra por 22 anos e fez história na música como fundador e produtor musical do grupo de reggae. A nova faixa, que será lançada nas principais plataformas digitais, chega acompanhada de videoclip que será lançado no mês seguinte.

Além dos vocais, a composição da nova canção conta com a parceria do cantor, compositor e ator Evandro Mesquita. O lançamento, que fala sobre uma viagem de avião de Salvador para o Rio de Janeiro e da segurança de voltar para seu amor em casa, tem também um viés cidadão, onde os autores fazem um alerta contra a entrada de jovens na criminalidade. Tony Sheen, baterista da banda Afrodizia, assina a produção musical do single, que traz ainda participações especiais dos músicos da banda Planta e Raiz, o baixista Samambaia e o guitarrista Franja.
“Essa música fiz dentro do avião, lá no fundo da aeronave bem baixinho com meu violão e passei pro Evandro Mesquita escrever a letra. Foi muito bacana o encontro com esse carioca desconstruído”, conta Da Ghama, que lembra ainda que a ideia da parceria surgiu no camarim de um show de Evandro e do Erasmo Carlos em um teatro em Niterói, em 2008. Não é a primeira vez que eles cantam juntos. No clipe, que retrata a própria história da música feita dentro de um avião, Andrea Coutinho, que faz o backing vocal da música, encarna uma aeromoça. A direção do audiovisual tem a assinatura de Marcelo Garcia.
Um dos fundadores do Cidade Negra, grupo de reggae mais famoso do Brasil na década de 90, Da Ghama é coautor de vários hits do reggae produzido no país. A nova faixa fará parte do repertório do terceiro álbum solo de carreira do artista, “Sinal da Paz”, que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre deste ano.
FICHA TÉNICA MÚSICA
Composição: Da Ghama e Evandro Mesquita
Produção: Tony Sheen
Guitarra: Franja
Teclado: Priscilla Cantarelli
Contrabaixo: Samambaia
Backing vocal: Andrea Coutinho
Mixagem: Da Ghama e Tony
Masterização: Felipe Tichauer
FICHA TÉCNICA CLIPE
Direção: Marcelo Garcia
SOBRE DA GHAMA
O cantor, compositor, guitarrista e ativista Da Ghama é um dos fundadores do grupo Cidade Negra e integrou a banda de reggae, que tem Toni Garrido como vocalista, por 22 anos. Natural do bairro Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o músico construiu sua trajetória musical no grupo e já tocou ao lado de grandes nomes da música nacional e internacional, como Gilberto Gil, Lulu Santos, Arlindo Cruz, Herbert Vianna, Gabriel O Pensador, MV Bill, Nando Reis, Zé Ramalho, Marisa Monte, Jimmy Cliff, Inner Circle, Shabba Ranks, entre outros.
Sua longa carreira despontou, ainda na Baixada Fluminense do Rio, com a banda Lumiar. Mais tarde, ele teria sido o primeiro artista latino americano a tocar no “Reggae Sunsplash Festival”, em Montego Bay, na Jamaica, junto com o Cidade Negra. Participou ainda do documentário da série “Rough Guide”, produzido pela rede de televisão britânica BBC, sobre a música popular brasileira. Já em 2018, ele e outros fundadores do Cidade Negra iniciaram o “Originais Cidade”, projeto de reencontro em celebração aos dois primeiros álbuns da banda: “Lute pra Viver” e “Negro no Poder”.
Em carreira solo desde 2008, Da Ghama se dedica aos trabalhos com a mesma garra de duas décadas atrás. Hoje, toca seus projetos à frente de sua produtora Reggae Brasil Produções. O artista já lançou dois CDs autorais: “Violas e Canções”, seu primeiro álbum solo que explora novas sonoridades, como o samba-bossa e o pop, sem abandonar o reggae; e “BaixÁfrikaBrasil”, que vai fundo nas questões sociais, chamando atenção para questões ecológicas, da mulher, do trabalhador, do racismo estrutural, para áreas carentes e para o amor. O último álbum é, ainda, um trabalho peculiar de resgate de suas raízes, destacando o reggae em toda sua grandeza e intensidade.