Com a retomada dos eventos em todo o país, o Rio2C, já consolidado e cada vez mais abrangente, teve início na última terça-feira, 11 de abril, com um panorama dos temas mais relevantes para a indústria criativa. Alguns dos principais nomes de seus respectivos mercados dissecaram esses temas de forma transversal. Até o dia 16, o maior encontro de criatividade da América Latina ocupará novamente todo o complexo da Cidade das Artes com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas, para um público estimado em mais de 40 mil pessoas.
A quantidade de personalidades circulando pelos corredores e a qualidade dos painéis nesses primeiros dias de evento estabelecem o Rio2C como o mais importante encontro para o debate, o fomento e a efetivação de negócios relacionados ao mercado da música e à cadeia da indústria criativa. Desde a sua primeira edição, o evento vem sendo palco e vitrine para novos talentos, que se apresentam diante de uma rede de importantes nomes do segmento, desde a curadoria até a distribuição musical.
A conexão que o Rio2C proporciona é responsável pelo início ou consolidação de importantes negócios no universo da música. Hoje, na sala de coletivas do evento, às 17h, o recém-lançado artista DEADCAT assina um contrato de três anos de exclusividade com a Universal Music Publishing Group, editora de música norte-americana que faz parte do grupo Universal – uma gigante global. Isso evidencia mais uma vez o papel do Rio2C como um evento onde negócios são iniciados, desenvolvidos ou concretizados.
Adriana Ramos, Synch e New Business Manager da Universal Publishing, recebeu o material do artista da empresária Simone Mizrahi durante a festa de lançamento do Rio2C, na última terça-feira, dia 11. O fechamento do acordo se deu ao longo dos dias seguintes, mobilizando a equipe da Universal Publishing, o escritório de agenciamento Izaz e a assessoria jurídica do Senna Advogados. Hoje, a celebração do contrato reafirma a importância do Rio2C como um evento para a indústria criativa, onde talentos emergentes podem ganhar visibilidade e realizar importantes negócios.
DEADCAT é um novo artista do cenário pop que vem se revelando na indústria musical. Cantor, compositor e produtor musical, o artista lançou o seu álbum de estreia em março e já alcançou a marca de meio milhão de streams e 100 mil ouvintes mensais no Spotify. O single “Scarlett” vem sendo destaque na programação de grandes emissoras de rádio como a MIX FM e Jovem Pan. Em pouco tempo a faixa foi buscada mais de 18 mil vezes no Shazam.
“Ter a parceria com uma boa editora é uma das grandes prioridades na carreira de qualquer compositor. Tenho observado vários cases de sucesso na indústria, de músicas que ganham notoriedade ou voltam às paradas graças às oportunidades de sincronização. Nesse momento estou assinando com a companhia que eu sempre quis e me sinto muito otimista”, afirma o artista.
“Firmar contrato com DeadCat sob a égide do Rio2C é uma demonstração da dedicação da Universal Music Publishing em descobrir e ajudar novos talentos a mostrarem sua música para mundo”, completa Marcelo Falcão, managing diretor da Universal Publishing.