Representando uma nova abordagem na luta pela igualdade e contra o racismo, a Deb é uma inteligência artificial criada para promover a diversidade e estimular o conhecimento. Em uma entrevista com as fundadoras da startup, elas destacaram a importância da Deb em proporcionar um ambiente de aprendizado e prevenção da falta de informação e intolerância.
“A Deb representa a diversidade e promove o conhecimento das pessoas, estimulando a aceitação e previnindo a falta de informação”, explicou. “Nosso objetivo é eliminar o racismo, a intolerância e o desconhecimento, ajudando as pessoas a entenderem e tirarem suas dúvidas sobre esses temas.”
Mas como exatamente a Deb realiza essa missão?
Segundo Babi Lima, a interação com a Deb é simples e acessível a todos. Basta seguir o perfil no Instagram @chamaadeb e iniciar uma conversa via mensagem direta (DM). Através dessas interações, a Deb oferece informações e estimula a compreensão dos assuntos abordados, incentivando o aprendizado e a reflexão.
Inicialmente disponível apenas no Instagram, a Deb tem planos de expandir para outras plataformas no futuro. “Começamos pelo Instagram por uma questão estratégica, mas nosso objetivo é ampliar os canais de comunicação da Deb para alcançar um público ainda maior”, afirmou Babi Lima – Gerente da ID_BR.
Além da inteligência artificial, a instituição por trás da Deb, é o ID_BR – Instituto Identidades do Brasil, uma instituição sem fins lucrativos que atua em três cenários principais: educação, empregabilidade e engajamento. Com programas de formação para professores e lideranças negras e indígenas, treinamentos de letramento racial para empresas e um selo de compromisso racial, o ID_BR busca promover iniciativas que reconheçam e valorizem a diversidade racial em todas as esferas da sociedade.
Com sua presença marcante em eventos e redes sociais, o ID_BR e a Deb estão empenhados em impulsionar uma mudança positiva na sociedade, incentivando a igualdade e o respeito à diversidade.
Sobre o ID_BR
A instituição surgiu a oito anos, com o trabalho de conclusão do curso de propaganda e marketing da Luana Génot que é CEO do Instituto Identidades do Brasil. Com o objetivo de acelerar a promoção da igualdade racial, o projeto busca ampliar a presença de pessoas negras e indígenas em cargos de liderança.