O 1º dia de desfiles das escolas do Grupo Especial do carnaval do Rio teve Viradouro, Mangueira, Beija-Flor, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e São Clemente. Desfiles foram marcados por clima retrô e homenagens ao carnaval.
Hoje não temos muito o que dizer sobre os desfiles. Publicaremos apenas algumas fotos que foram tiradas por nós no tempo que foi permitido pela Riotur.
Esta coluna, como 90% dos profissionais de imprensa que foram credenciadas pela Riotur para a cobertura do maior carnaval do mundo, teve apenas 30 minutos (por escola) para fazer seu trabalho na área dos desfiles, sem a possibilidade de fazer um trabalho de excelencia e qualidade, como é feito todos os anos.
Falta de Respeito
Este Carnaval, o Carnaval de 2022 ou o Carnaval Fora de Época (O Retorno) como é chamado, está sendo marcado como o carnaval da falta de respeito com os profissionais de imprensa, sejam eles, Repórteres, Fotográfos, Produção, Auxiliáres, entres outros da categoria. O desrespeito começou lá no inicio, na retirada das credenciais. Foram horas na fila, nós profissionais do Expresso Carioca, ficamos das 14h até as 19h em pé aguardando o atendimento, e mais 10 minutos aguardando a aprovação do “bendito” colete (é o que dá o real acesso para que possamos trabalhar), foi distribuido para poucos, talvez os escolhidos ou conhecidos.
Mas o que vimos, foi pessoas (talvez profissionais), circulando com o colete apenas acompanhando as escolas, dançando, brincando, interagindo com os componentes… fazendo de tudo, menos trabalhando (talvez exercendo o trabalho de animador). Poderia ser um ou uma repórter, mas é de se estranhar, já que estes profissionais foram proibidos de pegar coletes, alegando que somente os fotógrafos teriam o direiro (o que não foi mencionado no edital).
Já na sala de imprensa, o desrespeito prevalesceu. O espaço pe comum e igual em quase todos os eventos, uma sala com mesas, cadeiras, energia elétrica e uma internet de péssima qualidade. “não havia água no local”, a opção era comprar fora ou aguardar que levassem água mineral (quente) após pedidos e reclamações. No segundo dia colocaram uma máquina de café (gratuito), e um filtto de “água de galão” também quente, porém não foi fornecido copos.
A Imprensa merece RESPEITO!
Vejam as fotos dos 30 minutos de cobertura cedido pela Riotur: