Com os palcos cheios, mas menos filas na entrada, o Web Summit Rio deu início ao seu segundo dia de programação no Riocentro, em Jacarepaguá. O evento continuará até o dia 4 e espera receber cerca de 21.367 pessoas em seus pavilhões, jardins e palcos.
Durante a manhã, a organização do festival de inovação e tecnologia divulgou os números oficiais desta edição, que é a primeira do Web Summit fora da Europa: 974 startups, 596 investidores, 400 palestrantes, 173 parceiros e 743 membros da mídia que estão cobrindo as atividades.
Embora o português seja o idioma predominante no evento, a edição fluminense do Web Summit recebe participantes de 91 nacionalidades diferentes. Entre os investidores, há homens e mulheres de 21 países. As mulheres, inclusive, representam quase metade do público total e mais de um terço dos palestrantes, totalizando 40% e 37% dos participantes e palestrantes, respectivamente.
O evento de tecnologia e inovação tratou de diversos temas em sua programação desta terça-feira (2). Um dos destaques foi o avanço do ecossistema da América Latina nas rotas de inovação globais, que foi discutido em uma das palestras. Além disso, houve abordagens sobre o avanço ético da inteligência artificial e outros temas importantes.
Apesar de ser a primeira vez que o Web Summit acontece fora da Europa, a organização do evento se mostrou satisfeita com o resultado até o momento, especialmente com a receptividade dos participantes e a qualidade das discussões promovidas no festival. O público ainda pode esperar muitas novidades e aprendizados nos próximos dias de programação intensa.
IA e inovação responsável
No segundo dia do Web Summit Rio, diversos temas estiveram em evidência nos palcos, como inteligência artificial, o futuro do dinheiro e o ecossistema de inovação na América Latina. A palestra de abertura no Center Stage foi com Chelsea Manning, especialista em segurança e privacidade digital, que falou sobre o avanço ético da inteligência artificial.
Rebecca Parsons, CTO da Thoughtworks, também discursou sobre a importância da aliança entre responsabilidade e inovação, chamando de “responsible tech” a capacidade das empresas de considerarem ativamente as consequências do uso da tecnologia, positivas ou negativas. Em entrevista à Época NEGÓCIOS, ela destacou que essa abordagem também pode levar a oportunidades de negócio não previstas.
Ayọ Tometi, cofundadora do movimento Black Lives Matter, chamou a atenção para a responsabilidade social das empresas e fundos de investimento em relação à luta contra as injustiças raciais históricas. Em uma entrevista coletiva, ela cobrou que essas instituições cumpram as promessas feitas nesse sentido.
O guru do marketing digital e fundador da NP Digital, Neil Patel, alertou para a necessidade de uma abordagem humanizada na produção de conteúdo, mesmo com o avanço de sistemas automatizados como a inteligência artificial. Segundo ele, a falta de autenticidade nas mensagens pode prejudicar a imagem das empresas caso usem a IA generativa para criar conteúdo. “Quem tiver uma voz única é que vai se destacar”, avaliou.
América Latina como polo de inovação e inverno das startups
O segundo dia do Web Summit Rio teve palcos cheios, mas menos filas na entrada, com um total de 21.367 pessoas circulando pelos pavilhões, jardins e palcos do Riocentro, em Jacarepaguá. A primeira edição do evento fora da Europa contou com a presença de participantes de 91 nacionalidades, incluindo mulheres que representaram quase metade do evento e mais de um terço dos palestrantes. “A mudança nos ecossistemas de empreendedorismo e venture capital que aconteceu nos últimos anos é notável. Acredito que os próximos dez anos serão ainda melhores”.
O Center Stage do evento contou com debates sobre temas como inteligência artificial, futuro do dinheiro e ecossistema de inovação na América Latina. A ex-militar dos EUA Chelsea Manning abriu as atividades no palco e falou sobre o avanço ético da IA, enquanto Rebecca Parsons, CTO da Thoughtworks, destacou a importância de empresas considerarem as consequências não previstas do uso da tecnologia, sejam elas negativas ou benéficas. Ayọ Tometi, cofundadora do movimento Black Lives Matter, cobrou empresas sobre sua responsabilidade social na luta contra as injustiças raciais históricas.
Em outro palco, Eric Acher, cofundador da Monashees, afirmou que a América Latina é uma potência no ecossistema de inovação global, mesmo diante da crise no venture capital. Fundadores de unicórnios e startups também compartilharam os ensinamentos que o momento de vacas magras no capital de risco têm gerado para seus negócios.
Um estudo inédito da plataforma Distrito revelou que, entre 2011 e março de 2023, as startups da cidade do Rio de Janeiro contaram com US$ 1,3 bilhão em aportes financeiros, o que equivale a pouco mais de R$ 6,5 bilhões. Com 843 startups, a cidade teve 389 rodadas de investimento no período.
Cassie Kozyrkov, cientista-chefe do Google, finalizou o segundo dia do festival traçando uma linha do tempo da IA, mostrando como a tecnologia deixou de servir apenas às empresas e começou a resolver diretamente os problemas do usuário, com a participação deste no seu desenvolvimento. Neil Patel, guru do marketing digital e fundador da NP Digital, destacou a importância de uma abordagem humanizada para a produção de conteúdo, diante do avanço de sistemas automatizados que podem gerar falta de autenticidade nas mensagens.