Nesta sexta-feira (23), o técnico Dorival Júnior anunciou os 23 jogadores convocados para representar o Brasil nas próximas partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, contra Equador e Paraguai. A convocação foi realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, e trouxe algumas surpresas, como a primeira chamada dos jovens atacantes Estevão, do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo.
Ver esta publicação no Instagram
Estevão, com apenas 17 anos, já está negociado com o Chelsea, da Inglaterra, onde irá jogar a partir de julho de 2025. Luiz Henrique, que atuou recentemente na Libertadores, chegou a preocupar a comissão técnica com dores na panturrilha, mas foi liberado após não ser constatada lesão.
Além dos novatos, outros nomes que não participaram da última Copa América foram lembrados, como o goleiro Ederson, os volantes André e Gerson, e o atacante Pedro. Por outro lado, jogadores como Rafael, Bremer, Andreas Pereira, Douglas Luís, Ederson (Atalanta), Evanilson, Gabriel Martinelli, Raphinha e Pepê não foram convocados desta vez.
Dorival enfatizou que as mudanças no elenco são baseadas no momento atual dos jogadores e que a seleção está em constante avaliação. “Queremos que esses jogadores nos deem uma resposta. Ninguém está descartado ou com a posição assegurada”, afirmou o técnico.
O Brasil enfrentará o Equador no dia 6 de setembro, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, e depois seguirá para Assunção, onde enfrentará o Paraguai no dia 10 de setembro. Os confrontos serão decisivos para a seleção, que atualmente ocupa a sexta posição nas Eliminatórias, com sete pontos, após três derrotas consecutivas sob o comando anterior.
Ver esta publicação no Instagram
Dorival, que está invicto em seus oito jogos à frente da seleção, ressaltou a importância do apoio dos torcedores e defendeu a convocação de jogadores do futebol nacional, apesar de críticas de alguns fãs que temem perder atletas de seus clubes. “A seleção brasileira é muito mais importante que toda e qualquer situação”, destacou o treinador.
O chefe da delegação para esses jogos será Fábio Pizzamiglio, presidente do Juventude. A equipe utilizará o Centro de Treinamento do Caju, do Athletico-PR, durante sua estadia em Curitiba.
Convocados:
GOLEIROS
Alisson (Liverpool-Inglaterra), Bento (Al Nassr-Arábia Saudita) e Ederson (Manchester City-Inglaterra).
LATERAIS
Danilo (Juventus-Itália), Yan Couto (Borussia Dortmund-Alemanha), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendel (Porto-Portugal).
ZAGUEIRO
Beraldo, Marquinhos (ambos Paris Saint-Germain-França), Eder Militão (Real Madrid-Espanha) e Gabriel Magalhães (Arsenal-Inglaterra).
MEIO-CAMPISTAS
André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle United-Inglaterra), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolves-Inglaterra), Lucas Paquetá (West Ham-Inglaterra) e Rodrygo (Real Madrid).
ATACANTES
Endrick, Vinícius Júnior (ambos Real Madrid), Estevão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo) e Savinho (Manchester City).