Finalmente chegou a vez do Fluminense! Em uma partida repleta de tensão, com direito a prorrogação, expulsões e gols dos seus artilheiros, o clube carioca entrou para o seleto grupo de campeões da Conmebol Libertadores. John Kennedy se tornou o herói da conquista ao marcar o gol da vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, neste sábado, no Maracanã, no primeiro tempo da prorrogação, após Cano abrir o placar no primeiro tempo e Advíncula empatar no segundo.
Rumo ao Mundial
Com a conquista da Libertadores, o Fluminense garantiu sua vaga nas edições de 2023 e 2025 do Mundial de Clubes, além da Recopa, que será disputada em 2024 contra a LDU, do Equador, campeã da Copa Sul-Americana.
⬆🇭🇺🏆 First-time champions @FluminenseFC lift the trophy! #GloriaEterna pic.twitter.com/dRvCZyLqAF
— CONMEBOL Libertadores (@TheLibertadores) November 4, 2023
O Artilheiro
Cano encerrou a competição como artilheiro, com 13 gols, incluindo o primeiro na vitória da final. O argentino também se tornou o maior goleador da história do Fluminense na Libertadores, com 16 gols, superando Fred, que marcou 15.
O Herói
Ao colocar John Kennedy em campo, o técnico Fernando Diniz confiou no jovem jogador, incentivando-o a fazer o gol do título. E o jovem correspondeu com um gol espetacular que garantiu a conquista. Na comemoração, ele se entregou à torcida e acabou sendo expulso após receber o segundo cartão amarelo.
A Lenda
Marcelo entrou para um seleto grupo de jogadores que conquistaram a Champions League e a Conmebol Libertadores.
Desenvolvimento da Partida
O Fluminense dominou completamente o primeiro tempo. O gol de Cano, aos 35 minutos, premiou a superioridade da equipe diante de um Boca Juniors muito recuado na defesa, talvez à espera de uma oportunidade, que até surgiu com Merentiel, mas não foi bem finalizada.
Em desvantagem, o Boca Juniors precisou se lançar ao ataque no segundo tempo. A equipe argentina passou a ter mais posse de bola, e Advíncula empatou o jogo com um chute de esquerda aos 26 minutos. Depois disso, ambos os times tiveram chances de decidir o jogo no tempo regulamentar, mas o Fluminense teve a chance mais clara, com Diogo Barbosa no último lance.
O empate levou a partida para a prorrogação. As oportunidades foram escassas, e quem aproveitou melhor foi o Fluminense. Diogo Barbosa fez um passe magistral para Keno, que cabeceou para John Kennedy marcar aos oito minutos do primeiro tempo extra e definir o jogo. Ele comemorou com a torcida, mas foi expulso depois de receber o segundo cartão amarelo.
O Fluminense teve um jogador a menos por pouco tempo. No final do primeiro tempo da prorrogação, Fabra agrediu Nino e também foi expulso. Nos 15 minutos finais, o Fluminense se defendeu com valentia para segurar a vitória, o título e a glória eterna.
Domínio Brasileiro
A conquista do Fluminense tornou o Brasil o primeiro país a conquistar cinco títulos seguidos da Conmebol Libertadores.
CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2O23 🏆
Nos vemos no Mundial de Clubes, @FluminenseFC 😉 pic.twitter.com/k1tj57q26W
— Copa do Mundo FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) November 4, 2023
Próximos Compromissos
Com o Mundial marcado apenas para dezembro, na Arábia Saudita, o Fluminense voltará a campo pelo Campeonato Brasileiro na quarta-feira, enfrentando o Internacional no Beira-Rio.