Amanhã, domingo, 15 de janeiro, a MPB toma conta da Marina da Glória com Ney Matogrosso, Paulinho da Viola e filhos, Nando Reis, Geraldo Azevedo e Chico César, além de Zizi Possi com Luiza e Hamilton de Hollanda & Samba Groove que recebe Elba Ramalho e João Bosco.
Nesta sexta, dia 14 de janeiro, o quinto dia do festival Universo Spanta foi de shows potentes, repleto de poesia e com muitos manifestos em prol de um mundo mais igualitário e justo. No Palco Guanabara, o grupo Baianasystem, do vocalista Russo Passapusso, abriu os trabalhos com “Reza Forte”, mistura de reggae sound system com a guitarra baiana, e contou, ainda, com a participação de BNegão. Outros sucessos como “Cabeça de Papel” e “Capim Guiné” também embalaram a apresentação que agitou o público. Logo depois, Emicida levou os presentes à loucura logo nos primeiros acordes de “É Tudo Pra Ontem”, e seguiu com sucessos como “Amarelo” e “A Ordem Natural das Coisas” sendo acompanhado por todos. O artista fez uma homenagem ao mestre ao entoar “São Pixinguinha” e trouxe, ainda, dois convidados: a rapper Drik Barbosa e MC Rashid. O último a se apresentar foi a banda Planet Hemp. Marcelo D2 e BNegão comandaram a roda e trouxeram novos e velhos sucessos, como “Legalize Já”, “Dig, Dig, Dig”, além de homenagearem Chico Science com “Samba Makossa”.
No Palco Corcovado, Renegado abriu os trabalhos e fez uma bela homenagem a Elza Soares cantando “Black Power”, música que gravaram junto com a artista, que era presença confirmada no cast de 2022 do Universo Spanta. Logo depois, os irmãos Mateo e Sebástian comandaram, com a trupe da Francisco El Hombre, um show cheio de atitude e movimentos, e abriram um clarão na plateia que vibrou e dançou durante toda a apresentação. O encerramento do palco ficou por conta do rapper Rael que iniciou com os sucessos “Prepare” e “Minha Lei”.
Hoje, sábado, 14 de janeiro, sexto dia de festival, a alegria continua a mil com os shows do Palco Guanabara trazendo Thiaguinho, Luísa Sonza, Os Paralamas do Sucesso e Zé Neto e Cristiano. No Palco Corcovado, a festa fica por conta de Luedji Luna, Bin, Lagum e Papatinho. E, no Lapa, tem Mangueira, Jongo da Serrinha, Samba do Trabalhador, Fogo e Paixão e muito mais. Amanhã, domingo, 15, grandes mestres da MPB sobem ao palco, entre eles Ney Matogrosso, Nando Reis, Geraldo Azevedo e Chico César, Paulinho da Viola, acompanhado dos filhos Bia e João Rabello, assim como Zizi Possi que estará ao lado de Luiza Possi,
E semana que vem tem mais…
Na penúltima semana, o festival começa mais cedo. Na quinta, 19 de janeiro, véspera de feriado no Rio de Janeiro, a noite será do piseiro e do forró com duas potências da nova geração, os cearenses Mari Fernandez e Nattan, mais conhecido como ‘Nattanzinho’, que junto às atrações consagradas Limão Com Mel, Calcinha Preta e Xand Avião, vão promover uma grande festa da música nordestina.
Na sexta, 20, o rap e o trap tomam conta da programação com seu ritmo, versos e letras cheias de engajamento político, social e cultural, unindo a tradição de Mano Brown e Black Alien, com a nova geração com L7nonn, Djonga e Matuê. No sábado, 21, o line-up traz o retorno de Ludmilla ao festival. A cantora, que já participou de diversas edições desde o início do evento, se junta à dupla Jorge e Mateus, Alok, Menos é Mais, Mumuzinho, Céu na Terra, Beija-Flor e muitos outros. E, no domingo, 22, a energia baiana desembarca no Rio com o axé de Durval Lelys, Saulo, Xanddy Harmonia e muito mais em um dia que não vai deixar ninguém parado.
O último fim de semana promete ser inesquecível. Na sexta, 27 de janeiro, o festival abre espaço para o pop potente de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Pocah, Majur, o carnaval de Bloconcé e Sereias da Guanabara, entre outros, numa grande festa colorida. No sábado, 28, tem mais música plural com os shows do furacão Iza, o arrebatador Jão, além de Xamã, Fábio Jr, Claudia Leitte, Alcione, Dilsinho, Salgueiro, Agytoê, e muito mais. E, no domingo, 29 de janeiro, encerrando a edição 2023 do Universo Spanta, Xande De Pilares, Pixote, Belo, Fundo De Quintal e diversas rodas de samba importantes do Rio vão promover uma grande festa do samba no esquenta para o carnaval carioca.
Serviço
Universo Spanta
Local: Marina da Glória — Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro
Classificação etária: 16 anos* – Entrada de menores de 16 anos será permitida desde que estejam acompanhados do(s) responsável(is) legal(is) (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), que deverão preencher e entregar o termo de responsabilidade do acompanhante no ponto de informação no evento e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.
Abertura dos portões: Quinta-feira (19/1) – 18 horas / Sextas-feiras – 18 horas e Sábados e domingos – 16 horas
Estacionamento: O estacionamento da Marina da Glória estará liberado. Sujeito à lotação.
Venda de Ingressos
Ingresso individual – Ingresso equivalente à pista, permite o livre acesso às áreas comuns do festival. Disponível nas opções inteira, meia-entrada e meia solidária.
Passaporte – Com o passaporte, você tem a possibilidade de comprar ingressos para todas as sextas-feiras (4 datas) ou para todos os sábados (4 datas) com um preço promocional. Não há passaporte para os domingos. Disponível nas opções inteira, meia-entrada e meia solidária.
Promenade Spanta – Espaço exclusivo pertinho do Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, além de conforto pra viver uma experiência única no Universo Spanta. O acesso às áreas comuns do festival é livre. Disponível nas opções inteira, meia-entrada e meia solidária.
Passaporte Promenade Spanta – Com o passaporte Promenade Spanta, você tem a possibilidade de comprar ingressos para todas as sextas-feiras (4 datas) ou para todos os sábados (4 datas) com um preço promocional. Não há passaporte para os domingos. Disponível nas opções inteira, meia-entrada e meia solidária.
Importante: Quando completar a compra no site da Sympla, o cliente terá a opção de receber um ingresso virtual. O ingresso poderá ser apresentado através do celular para que o QR Code seja validado na entrada.
ATENÇÃO: O festival pede para não compartilhar o ingresso virtual de outra pessoa. Isso pode invalidar a entrada no festival. O Universo Spanta não se responsabiliza por ingressos comprados fora dos canais oficiais de venda