Após a realização das provas teóricas no último domingo (24), os inscritos na edição de 2024 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Licenciaturas têm até o dia 5 de dezembro para completar o Questionário de Avaliação Prática (AP). Essa etapa inovadora do Enade avalia, pela primeira vez, as habilidades práticas de futuros professores da educação básica, abrangendo competências adquiridas em estágios supervisionados obrigatórios.
Como funciona a Avaliação Prática
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Questionário de Avaliação Prática busca compreender as competências e habilidades desenvolvidas durante os estágios obrigatórios, realizados em escolas públicas ou privadas de educação básica.
Após o preenchimento do questionário, os estudantes passam por uma regência de classe observada, em que são avaliados aspectos como prática pedagógica, características do trabalho docente e condições de ensino. Essa análise prática é uma inovação no exame, adicionando uma dimensão mais próxima da realidade da sala de aula ao processo de avaliação.
Questionário do Estudante e Avaliação Teórica
Antes da aplicação da prova teórica, os participantes já haviam respondido ao Questionário do Estudante, ferramenta que coleta informações sobre o perfil dos alunos e o contexto de sua formação superior. Essas informações são utilizadas pelo Inep para traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de ensino superior (IES) e orientar políticas educacionais.
Enade: Um Exame Obrigatório e Abrangente
O Enade é componente curricular obrigatório e pré-requisito para a conclusão dos cursos de graduação. Nesta edição, o exame abrange 17 áreas de licenciatura, entre elas: artes visuais, ciências biológicas, educação física, filosofia, matemática, pedagogia, e letras, em suas diversas habilitações.
O exame avalia os conhecimentos previstos nas diretrizes curriculares nacionais, o desenvolvimento de competências e a atualização dos estudantes em relação ao contexto brasileiro e mundial. Os resultados gerados pelo Enade são fundamentais para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Objetivos e Impactos
Além de avaliar os concluintes, o Enade também tem como finalidade a melhoria das políticas públicas educacionais e dos processos pedagógicos das instituições de ensino superior. Os dados coletados permitem que gestores e professores identifiquem lacunas na formação acadêmica e ajustem suas práticas para atender melhor às demandas do mercado e da sociedade.
Com a inclusão da avaliação prática, o Enade Licenciaturas 2024 reforça a necessidade de formar professores mais bem preparados para os desafios da sala de aula, contribuindo para o fortalecimento da educação básica no Brasil.