A escola de mestre-sala e porta-bandeira é um projeto educativo e social criado em 1990 no Rio de Janeiro por Manoel dos Anjos Dionísio.
Tal iniciativa se tornou uma das principais referências de transmissão e prática da dança de mestres-sala e porta-bandeiras de escolas de samba do Rio de Janeiro.
No mundo social dos mestres-salas e das porta-bandeiras, alguns deles têm um elevado grau de consciência de seus papéis e apresentam uma atuação transformadora, transitando entre meios e mundos diversos. É o caso de Mestre Dionísio, que ganha com sua atividade social atributos de “narrador”. Não sendo um mestre-sala, ele foi consagrado, entretanto, como “mestre” pela condição de criador e coordenador do curso de formação mais permanente e reconhecido do Rio de Janeiro. Mestre Dionísio é Patrimônio Imaterial do Brasil e depositário do saber da dança e do samba. Referência internacional do samba carioca, coleciona troféus, títulos e homenagens por sua vasta experiência na dança e no carnaval.
Melhor Diretor Social, Estandarte de Ouro, Mérito Pedro Ernesto, Mérito Artístico da Dança e Utilidade para o Samba pela LIESA são algumas das inúmeras medalhas que possui. Sambista, passista, ator, bailarino, coreógrafo, diretor, idealizador, palestrante do samba e mestre-sala, é também há 30 anos presidente, criador, coordenador geral e professor da primeira e única Escola de Formação de Mestre-sala, Porta-bandeira e Porta-estandarte da Cidade do Rio de Janeiro