O Rio de Janeiro ganha em maio um novo centro cultural dedicado à dança, com ampla programação de cursos, oficinas e residências, e uma agenda de espetáculos que contemplam as artes em geral. O Espaço Tápias comemora a abertura da nova sede física do Grupo Tápias Cia de Dança, no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, após um hiato de mais de dez anos, quando funcionou em Botafogo com o nome de Espaço Café Cultural. Com direção geral e artística de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o Espaço Tápias é composto por três salas – com área total de 400m2 – e tem como epicentro das atividades artísticas a Sala Maria Thereza Tápias, homenagem à matriarca da família, mãe e avó de Giselle e Flávia, respectivamente, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
A Sala MTT abrigará sessões de espetáculos variados, infantis e adultos, aos fins de semana; residências de intercâmbio nacionais e internacionais; oficinas; conversas com artistas e agentes culturais; ações de pesquisa; acolhimento de artistas e companhias de dança do Brasil, e atividades socioeducativas e culturais gratuitas voltadas para comunidades de baixa renda, em especial as do seu entorno. As outras duas salas – Sala Laranja e a Sala Rosa – receberão atividades em cursos regulares ou livres para o público infantil, adulto e profissional.
Com localização estratégica no ponto mais central da Barra da Tijuca, o Jardim Oceânico, o Espaço Tápias abre suas portas próximo ao metrô e ao lado de um estacionamento, na avenida Armando Lombardi, uma das principais vias do bairro, servida por grande oferta de linhas de ônibus.
“A abertura da nossa sede é um marco importante em nossa trajetória dedicada à dança. Nosso objetivo é poder continuar a fazer, agora de forma contínua, o que já vínhamos fazendo há cerca de três décadas, com todas as ações do Dança em Trânsito e Festival Tápias e em atividades pontuais, que é contribuir para a expansão e o desenvolvimento da dança, em especial a contemporânea, criando conexões, promovendo intercâmbios, abrindo possibilidades para alimentar e fomentar talentos, incentivar a criação e acolher os artistas e companhias de dança profissionais e emergentes”, comemora Giselle Tápias.
O Espaço Tápias inicia sua programação cultural no dia 1º de maio, domingo, com o espetáculo de humor e improvisação H.A.R.O.L.D.O., sucesso de Fernando Caruso, que ocupa a Sala Maria Thereza Tápias nos domingos de maio.
Todos os sábados de maio serão dedicados à dança. O Grupo Tápias – companhia de dança residente, associada ao Espaço Tápias e a todas às suas produções – inaugura essa programação e apresenta trechos do espetáculo 5 Coreógrafos e 1 Corpo. Flávia Tápias dança dois solos criados pelo coreógrafo francês Thomas Lebrun (Je m’appelle Flávia Tápias) e pela suíça Nicole Seiller (On ne se connaît pas encore mais…), com entrada franca. Radicado há 9 anos no Brasil, o coreógrafo e bailarino angolano Dilo Paulo apresenta Ekesa-Sanko, em 14 de maio. Neste solo dirigido por Diloe Lenna Siqueira, diretores da Cia Corpus Entre Dois Mundos, um herói precisa se reconectar com seu passado para ressignificar o presente. Paula Águas dirige Bruna Fiuza no solo Entre impermanências e resíduos, em 21 de maio. As fases da vida e temas sobre a transformação são revisitados de forma cíclica, entremeados por frases e imagens de artistas como Paula Costa e Roberto Alencar. Para fechar o mês, Renata Barcellos traz, no dia 28, Entre o circo e a dança, espetáculo no estilo cabaré, conduzido por um mestre de cerimônias e com apresentações de números de dança e circo de artistas convidados.
Durante a semana, o Espaço Tápias promove na Sala Maria Thereza Tápias uma série de ações com diferentes propósitos, destinadas tanto a bailarinos e companhias de dança de todo o Brasil, como a crianças e jovens, através de cursos de formação e capacitação. “Queremos que nossa sede seja um celeiro de ideias, talentos, encontros, oportunidades, trocas, de caminhos possíveis para a dança, que seja um espaço de acolhimento para as companhias e artistas desenvolverem sua arte. É a convergência e a potencialização de ações que desenvolvemos há vários anos”, destaca Flávia Tápias.
- Aprofundamento Profissional- Projeto formativo para professores multiplicadores através de residências artísticas. Um processo de criação e experimentação, a partir da troca de experiências e da intensa convivência, dá origem, ao final da imersão, a um espetáculo ou a uma aula aberta ao público.
- Manutenção para Profissionais- Composta por aulas presenciais gratuitas, que posteriormente ficarão disponíveis em plataformas online do Espaço Tápias, voltadas para o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional e ministrada por coreógrafos convidados do Brasil e do exterior.
- Vivências- Intercâmbios de manifestações artísticas diversas através de residências, enquanto processos de criação e de experimentação, com artistas nacionais e internacionais. A primeira Vivência será a Conexão Rio-São Luiz, com Talyene Cruz Melonio e Natália Maciel, sobre a Dança das Índias e dos Cazumbas do Bumba-Meu-Boi da Baixada, de 6 a 8 de maio. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.espacotapias.com.br/vivencias.
- Capacitação – Quatro oficinas gratuitas, com 10 vagas cada, serão ministradas a jovens interessados em se capacitar nas áreas de Iluminação, Fotografia Cênica, Assessoria de Imprensae Elaboração de Projetos Culturais Incentivados, que se propõem a não apenas ensinar uma atividade técnica essencial na área de produção cultural, como a absorver os talentos para estágio remunerado no Espaço Tápias durante o ano.
- Engenho das Artes- Composto de aulas gratuitas de dança, teatro e música para crianças e jovens das comunidades de baixa renda, em especial as existentes no entorno do Espaço Tápias. As turmas serão divididas por faixa etária – de 7 a 13 anos (Turma 1) e maiores de 13 anos (Turma 2) –, sempre aos sábados, de 10h às 13h. Os alunos terão uma pequena ajuda de custo para transporte e alimentação. Inscrições no e-mail formação@espacotapias.com.br ou pelo whatsapp 21 97291-7235.
- ]Apoio para ensaios e coprodução- Por meio de seleção aberta ao público, será oferecido gratuitamente a companhias de dança profissionais e/ou artistas emergentes que necessitam de espaço para criar, ensaiar ou apresentar seus espetáculos. Os selecionados poderão ensaiar por um período mínimo de uma semana. Uma das propostas será contemplada com uma cota de coprodução no valor de R$ 10 mil, destinada a viabilizar ou complementar a criação e desenvolvimento do projeto artístico escolhido. Inscrições no e-mail info@espacotapias.com.br.
As salas anexas Rosa e Laranja receberão atividades de formação artística voltadas para o público infantil, adulto e profissional, seja em cursos permanentes ou livres, criados pensados e ministrados por um coletivo pedagógico formado por 14 coordenadores e 20 professores. Dança contemporânea, balé clássico, teatro musical, jazz jazz, hip hop, circo, iniciação à dança, Tap, dança vertical, pilates, boxe, jiu-itsu, flexibilidade e yoga são algumas das práticas permanentes disponíveis. Os cursos livres Dança 50+, Dança de salão, Dança para todos e Despertando o corpocompletam a grade de atividades.
Serviço
ESPAÇO TÁPIAS
Sala Maria Thereza Tápias
Capacidade: 80 lugares
Endereço: Entrada pela Rua Pedro Bolato, s/nº (ao lado do restaurante La Mole) – Jardim Oceânico – Barra da Tijuca
Estacionamento ao lado (Preço único R$ 15)