Na noite desta quinta-feira (21), a Polícia Federal (PF) efetuou a prisão de Robson de Souza, popularmente conhecido como Robinho, na cidade de Santos, estado de São Paulo. Segundo informações das autoridades policiais, o ex-jogador será submetido a exames no Instituto Médico Legal (IML), passará por audiência de custódia e em seguida será encaminhado para uma penitenciária.
O mandado de prisão foi emitido pela Quinta Vara da Justiça Federal em Santos.
Anteriormente, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, concedeu autorização para que a Justiça Federal efetuasse a prisão do ex-jogador. Em uma tentativa de evitar a prisão, a defesa de Robinho havia ingressado com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), porém o mesmo foi negado hoje por decisão monocrática do ministro Luiz Fux.
Na quarta-feira (20), por uma votação de 9 votos a 2, a Corte Especial do STJ determinou que o ex-jogador cumpra sua pena de 9 anos de prisão no Brasil por crime de estupro. Essa sentença foi estabelecida pela Justiça italiana, após Robinho ter sido condenado em três instâncias por um caso de estupro ocorrido em uma boate em Milão, em 2013.