No primeiro dia de ação emergencial realizada pelo Procon-RJ, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira (22/01), foram atendidos 68 consumidores com problemas no fornecimento de luz da empresa Light. A maior parte dos registros foi sobre pedidos de ressarcimentos de eletrodomésticos danificados pelas recentes quedas de energia ocorridas na região. Também foram registrados pedidos de troca de titularidade de contas, reclamações, negociação de débitos, entre outros.
Os fiscais do Procon-RJ também estiveram presentes na Ação Emergencial e coletaram relatos dos consumidores, que serão acrescentados ao processo em que houve a notificação da empresa.
Os consumidores da região reclamam da interrupção constante no fornecimento de energia entre os meses de novembro, dezembro e janeiro (3 a 4 vezes por semana), acarretando na perda de alimentos refrigerados e danificando eletrodomésticos. Alguns chegaram a ficar 3 dias sem energia elétrica na primeira quinzena de janeiro/2024, colocando em risco à saúde de alguns consumidores, como aqueles que são idosos ou fazem o uso de medicamentos que devem ser armazenados no refrigerador e até mesmo aparelhos de Home Care.
Por fim, os clientes alegam a necessidade de ficarem retirando diariamente os eletrodomésticos da tomada para evitarem mais prejuízos. O Procon recolheu ainda, documentos que comprovam as reclamações e está em contato com a empresa para que seja providenciada uma solução urgente.
“Independentemente da notificação à concessionária, que iniciará um procedimento administrativo, e ainda pode acarretar em multa, estamos realizando essas ações emergências para dar celeridade às soluções. O consumidor não pode continuar sofrendo com as consequências da frequente falta de energia elétrica na região”. considera o Presidente da Autarquia, Cássio Coelho
Atendendo ao convite da autarquia, a Light encaminhou uma equipe para a ação, a fim de dar maior celeridade às demandas e realizar, de forma presencial, a abertura dos processos internos para o ressarcimento dos consumidores afetados pelas falhas do serviço. A ação continuará esta terça-feira, dia 23.