A prisão dos suspeitos de serem os mandantes do brutal assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes neste domingo (24) é um marco histórico para a democracia brasileira, conforme declarou a família da vereadora em comunicado. A nota expressa gratidão pelos esforços coordenados das autoridades, ao mesmo tempo em que ressalta a importância de continuar buscando respostas e esclarecimentos sobre o crime.
“Neste Domingo de Ramos (24), dia de celebrar nossa fé, a luta por justiça, e na liturgia o domingo que antecede a Páscoa sobre recomeços e ressurreição, acordamos com a notícia da operação conjunta da Procuradoria Geral da República, Ministério Público do Rio de Janeiro e da Polícia Federal”, inicia o comunicado.
A família destaca que este é um momento significativo após mais de seis anos de espera por respostas sobre os responsáveis pelo assassinato de Marielle e Anderson. Marielle, eleita com expressiva votação na cidade do Rio de Janeiro, era reconhecida por sua luta incansável pelos direitos humanos e pela justiça social, especialmente em prol das comunidades mais marginalizadas.
“A resolução do caso é central para nós, mas não apenas. Hoje, falamos da importância desta resposta para todo o Brasil, os eleitores de Marielle, para defensoras e defensores de direitos humanos e para a população mais vulnerabilizada desse país”, destaca o comunicado.
A família ressalta ainda que, apesar das prisões preventivas, ainda há muito a ser esclarecido e investigado, especialmente sobre as motivações por trás deste crime hediondo. Porém, reconhecem os esforços das autoridades e aguardam os desdobramentos da investigação, incluindo eventuais denúncias dos mandantes e responsáveis por obstruir a justiça.
“Reconhecemos o empenho da Procuradoria Geral da República, da Polícia Federal, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e do Ministro Alexandre de Moraes do STF para avançar por respostas sobre o caso, agora aguardamos o resultado da condução da investigação e a eventual denúncia dos mandantes e de todos os responsáveis pelas obstruções da justiça”, afirmam.
Por fim, a família de Marielle reafirma seu compromisso com a busca incansável por justiça, destacando que, embora nada possa trazer Marielle de volta, estão um passo mais perto das respostas tão aguardadas.
*Com esperança e determinação,
Marinete, Anielle, Antônio e Luyara.*