A 14ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup) começou nesta segunda-feira (11) no Rio de Janeiro, reunindo uma programação marcante onde mais de 90% das atividades são lideradas por mulheres negras. Sob o tema “Roda a saia, gira a vida”, o evento discute as vivências das periferias globais e brasileiras, com foco em questões raciais, de gênero e justiça climática. A programação segue até o dia 17 de novembro no Circo Voador, incluindo a participação de escritores, artistas, acadêmicos, além de atividades formativas, musicais e performáticas.
Inspirada pelo pensamento de Angela Davis – “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” – a Flup deste ano reverencia o impacto de líderes femininas negras. A mesa de abertura, “O que Queremos Para Ontem?”, debateu as urgentes necessidades das periferias, tanto antigas quanto novas, destacando o papel de figuras históricas como Maria Beatriz Nascimento (1942-1995), poeta e cineasta homenageada, cuja obra e militância influenciam a nova geração de autoras negras. Para Benedita da Silva, deputada federal e uma das palestrantes, a atuação de Maria Beatriz é um pilar para a luta periférica: “Nossas favelas são nossos quilombos, onde encontramos força e organização para vencer as adversidades”.
Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, complementou ao citar a resiliência de Maria Beatriz e sua visão do quilombo como espaço de resistência e proteção. Para Werneck, o legado da homenageada reforça o compromisso com a busca por soluções de convivência pacífica, mesmo em face das dificuldades.
“Maria Beatriz criou conceitos que traduziram a nossa experiência como humanos e foi atrás de alternativas. Falou que nós também somos capazes de encontrar respostas em meio à tragédia humana. Seja no quilombo como território de guerra, quilombo para perseguir a paz, quilombo como estratégia de viver bem. Disse que, por vezes, o quilombo também precisa recuar e buscar proteção”, disse a diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil, Jurema Werneck.
Serviço
Festa Literária das Periferias (Flup)
Dias: de 11 a 17 de novembro
Local: Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/n, Lapa – RJ
Entrada gratuita