A Fiocruz emitiu um alerta sobre o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil, especialmente relacionados à Covid-19 entre adultos e ao rinovírus em crianças e adolescentes até 14 anos. O Boletim InfoGripe, divulgado em 5 de setembro, mostra uma preocupação crescente nos estados de Goiás e São Paulo, com este último sendo um foco especial devido ao seu alto fluxo de pessoas, o que pode contribuir para a disseminação do vírus para outras regiões.
Segundo a Fiocruz, os estados com maior aumento de SRAG incluem Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros, com diversas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Brasília também registrando aumento de casos.
A vacinação continua sendo essencial, especialmente para grupos de risco, e a isolação em casa é recomendada em caso de sintomas, tanto para adultos quanto para crianças. A Fiocruz também destaca que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a influenza A estão em tendência de queda, mas ainda são preocupantes em crianças de até dois anos.
O levantamento mostra que 50,8% dos óbitos por SRAG com resultados positivos foram relacionados à Covid-19 e que 17 estados estão com tendência de crescimento de casos, evidenciando a necessidade de atenção redobrada.