Com o processo de envelhecimento, nossa pele da pálpebra de cima e embaixo vai perdendo a sustentação e firmeza, ficando flácida, com bolsas de gordura e caída.
Isso ocorre pela perda de colágeno e elastina.
A indicação da cirurgia de pálpebra caída e bolsa de gordura, chamada de Blefaroplastia, na maioria das vezes é estética, podendo haver algum componente de dificuldade na visão (da pele tampando parte do olho).
Muitas mulheres relatam a perda da autoestima e autoconfiança, por vezes causadas por pessoas que as abordam dizendo serem pessoas com aparência triste e cansada. Essa impressão ocorre por estas características de pálpebra caída e com bolsa de gordura.
Algumas sentem-se inclusive depressivas perante si e os outros, passando a usar óculos para esconder o seu olhar ou preferindo não sair de casa para não serem vistas.
Engana-se quem pensa que somente as pessoas mais maduras se incomodaram com as famosas bolsas de gordura embaixo dos olhos. A oftalmologista Luiza Paulo Filho explica que a cirurgia de Blefaroplastia não tem idade certa para ser realizada, mas sim indicação. Cada vez mais mulheres mais jovens, a partir dos 25 anos. Na juventude a queixa principal é a olheira profunda ou a presença de bolsas de gordura de origem genética. Ao longo do envelhecimento, a queda da pálpebra superior costuma ser o principal motivo da indicação cirúrgica, associada por vezes ao lifting de sobrancelhas.
A blefaroplastia das pálpebras superiores é uma cirurgia que dura cerca de 50 minutos e quando associada à blefaroplastia inferior, pode durar até 2h. A cirurgiã de Plástica Ocular Luiza Paulo Filho para maior segurança da saúde de suas pacientes prefere realizar a cirurgia em hospital.
As recomendações de pós-operatório incluem: usar de compressa gelada, evitar exposição ao solar na praia ou piscina por 3 meses, usar filtro solar facial e usar chapéus e óculos escuros com proteção ultravioleta. A retomada do trabalho pode ser em 3 dias nos casos de teletrabalho e 2 semanas para trabalho presencial, e
atividades físicas somente após 30 dias.
Fatores que aceleram os processos são a exposição solar, fumo, bebida alcoólica, má alimentação e sedentarismo.
Prevenção: filtro solar, vitamina C local, limpeza da pele (ou seja, uma rotina de skincare) e bioestimulação de colágeno.
Fonte: Oftalmologista Luiza Paulo Filho
CRM:52996815 RQE 34564