O nadador paralímpico Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, foi eleito o melhor atleta paralímpico de 2024 pelo jornal francês L’Équipe. Aos 22 anos, o brasileiro brilhou nos Jogos Paralímpicos de Paris, conquistando três medalhas de ouro nas provas de nado costas da classe S2 (50m, 100m e 200m). Além de Gabrielzinho, o prêmio Campeões dos Campeões de 2024 reconheceu atletas como a ginasta Simone Biles, o nadador francês Léon Marchand e a chinesa Yuyan Jiang, vencedora entre as paratletas.
Reconhecimento inédito
Esta foi a primeira edição do prêmio, criado em 1946, a incluir categorias para atletas paralímpicos. Gabrielzinho superou adversários renomados, como o nadador bielorrusso Ihar Boki, maior medalhista de Paris 2024, com cinco ouros, e o paraciclista francês Alexandre Léauté, que conquistou dois ouros. Em reportagem especial, o L’Équipe classificou Gabrielzinho como um “fenômeno da água”.
Em entrevista ao jornal, Gabrielzinho comparou a conquista ao principal reconhecimento do futebol mundial: “Para mim, foi como se eu tivesse vencido a Bola de Ouro”.
Pour la première fois de l’histoire, les journalistes du groupe L’Equipe ont élu un Champion des champions monde en para-sport. Chez les hommes, le para-nageur brésilien Gabriel Dos Santos Araujo est sacré. La para-nageuse chinoise, Yuyan Jiang, 20 ans à peine, restera la… pic.twitter.com/LXxyDzs4xT
— L’ÉQUIPE (@lequipe) December 27, 2024
Trajetória e destaque
Natural de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, Gabrielzinho nasceu com focomelia, uma condição congênita que impede o desenvolvimento completo de braços e pernas. Seu talento para a natação foi descoberto na infância, em uma escola em Juiz de Fora, durante aulas de educação física. Ele estreou em competições nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e, desde então, tornou-se um dos principais nomes do esporte paralímpico brasileiro.
Nos Jogos de Paris, Gabrielzinho fez história ao ser o primeiro nadador brasileiro a conquistar ouro na natação paralímpica do país. Com uma performance avassaladora, venceu de ponta a ponta a prova dos 100m costas, marcando também a Arena La Défense com sua irreverência ao comemorar dançando no pódio.
Gabrielzinho é Campeão dos Campeões da @lequipe 😱❤️🇧🇷
Eleito Campeão dos Campeões do ano de 2024, ele conquista mais este prêmio com Simone Biles, Léon Marchand e Jiang Yuyan.
A premiação do L’équipe existe desde 1946 e na entrevista ao jornal publicada nesta sexta-feira o… pic.twitter.com/mXCb2CXyC5
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) December 27, 2024
Homenagens e legado
O sucesso em Paris rendeu a Gabrielzinho uma homenagem especial na cerimônia de encerramento das Paralimpíadas. Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador dos Jogos, destacou o impacto do brasileiro nos momentos memoráveis do evento.
No Brasil, Gabrielzinho foi eleito o melhor atleta do ano ao lado da nadadora Carol Santiago no Prêmio Paralímpicos, concedido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A história de Gabrielzinho é um exemplo de superação e inspiração, refletindo a força e o talento que transcendem barreiras e conquistam o mundo.