O governador Cláudio Castro inaugurou nesta quarta-feira mais um Castramóvel, veículo adaptado onde trabalham médicos veterinários e outros profissionais na esterilização de animais. O procedimento é gratuito.
A abertura da nova unidade, no Maracanã, Zona Norte do Rio, celebra a marca de 75 mil castrações desde que o projeto teve início, em dezembro de 2021. A meta é castrar 100 mil animais até dezembro.
– É muito bom quando a gente consegue tirar do papel um projeto importante. A castração é fundamental para o controle e qualidade de vida dos animais. É uma questão de saúde pública. Somos hoje um estado protetor e amigo dos animais. Seguiremos ampliando as políticas públicas nessa área – ressaltou o governador.
Pintado, um gatinho adotado pela protetora Marcia Neves, de 55 anos, foi o número “75 mil” a ser castrado.
Tenho, ao todo, 50 gatos. Eu cuido deles com ajuda de outras pessoas e de algumas ONGs. Não haveria nenhuma condição de arcar com esta despesa. Só hoje eu trouxe cinco gatos. Isso só é possível por meio deste projeto maravilhoso, estou muito grata – disse a moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Tutora de quatro cachorros, Patrícia da Silva Reis, 56, levou Billy e Pantera para realizar o procedimento.
– Eu tenho quatro cachorros, e o gasto mensal com eles fica em torno de R$ 400, o que já é bem puxado. Eu não teria como arcar com a castração. Ainda bem que existe este projeto. Numa próxima oportunidade trarei as outras duas que ficaram em casa – contou Patrícia.
Pessoas físicas têm direito a castrar um animal por mês, por CPF, e os indivíduos protetores podem receber atendimento para oito animais mensalmente. A ONG Guerreiros Pet, em 60 dias, conseguiu levar mais de 1.300 animais para serem castrados nas unidades do Castramóvel.
Este projeto traz dignidade para os animais. Só na Baixada Fluminense, existem aproximadamente 700 mil animais, entre cães e gatos, acautelados ou em situação de rua. Precisamos olhar para esta causa. Ficamos felizes de saber que existe um governo que olha com sensibilidade para os animais – afirmou Luciene Maria, presidente da ONG.
Projeto tem três unidades no Rio
O primeiro Castramóvel, que faz parte do programa RJPet, da Secretaria de Estado de Agricultura, Agropecuária, Pesca e Abastecimento, foi instalado na Muzema, no Itanhangá, Zona Oeste carioca. Só nessa comunidade, 5 mil animais foram atendidos. Mais outros dois polos estão em funcionamento em Irajá, na Zona Norte, e em Bangu, também na Zona Oeste.
A castração é o método mais eficaz para reduzir o número de animais nas ruas. O atendimento do Castramóvel é agendado, e, após o procedimento, nós fornecemos o medicamento que o animal precisa tomar após a castração – explicou Camila Costa, subsecretária de Proteção e Bem-Estar Animal do Estado do Rio de Janeiro.
Além das unidades móveis, existem 70 clínicas credenciadas pelo governo no estado para o serviço. As inscrições e agendamento devem ser feitos pelo site do programa: rjpet.com.br